Passeando pelos pontos turísticos de Berlim
Confesso que quando fui a Berlim me surpreendi com a beleza da cidade. Berlim tem muitos museus e tudo na cidade tem a ver com a história. Ainda assim a capital alemã consegue ser também muito moderna. Talvez por isso os pontos turísticos de Berlim atraiam visitantes do mundo inteiro.
Não custa lembrar o quanto Berlim foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso ainda hoje podem ser percebidas algumas diferenças culturais entre os lados Oriental e Ocidental, causadas pela separação do Muro de Berlim.
Nos 3 dias em que passei em Berlim tentei conhecer o máximo da cidade. Dei preferencia as atrações históricas, que é o tema que mais me atrai. Assim o Reichstag, o Portão de Brandemburgo, as catedrais, o Museu do Holocausto e o Muro de Berlim, entre outros, não poderiam ficar de fora!
- Palácio do Reichstag
- Portão de Brandemburgo
- Neue Wache
- Catedral de Berlim
- Ilha dos Museus
- Torre de TV
- Memorial do Holocausto
- Igreja Quebrada de Berlim
- Muro de Berlim
Palácio do Reichstag
Comecei a conhecer Berlim pelo seu símbolo político mais importante, o Palácio do Reichstag. Ele abriga o Parlamento alemão (Deutscher Bundestag).
O Reichstag foi construído no final do século XIX. Foi vítima de um incêndio supostamente criminoso em 1933 e muito danificado durante a Segunda Guerra Mundial. Terminou sendo reconstruído durante a Guerra Fria mas ficou separado do Portão de Brandemburg pelo Muro de Berlim.
Após a reunificação Alemã, o Reichstag passou por uma reforma, e então a famosa Cúpula de Vidro foi instalada.
É possível visitar o interior da Cúpula do Palácio de graça, porém antes é necessário agendar a visita. Indico fortemente que faça isso com bastante antecedência diretamente no site do Parlamento, principalmente na alta temporada.
Quando fui à Alemanha, era verão e deixei para marcar a visita ao Reichstag uns dias antes e não consegui. No local, você também pode agendar, mas no meu caso, só tinha horário para após a minha partida.
Portão de Brandemburgo
Próximo ao Reichstag está um dos principais pontos turísticos de Berlim, o Portão de Brandemburgo (Brandemburger Tour), construído no século XVIII pelo rei da Prússia.
O Portão de Brandemburgo lembra a Acrópole de Atenas e possui uma quadriga no topo, monumento em bronze composta por uma carruagem e guiada pela Deusa da paz. O portão tem como diferencial uma maior abertura central que era destinada a passagem da família real.
O Portão de Brandemburgo está voltado para a avenida Unter den Liden, a principal avenida do centro da cidade e, ao longo do tempo, teve algumas baixas.
Na era napoleônica, com a invasão francesa, Napoleão retirou a quadriga do topo da construção e assim a levou para Paris. Por fim, após a queda do império Napoleônico retornou ao local original .
Durante a Segunda Grande Guerra, o Portão sofreu com os ataques à cidade de Berlim. Após a guerra, o Muro de Berlim passava atrás do portão, o que o deixou do lado soviético.
Assim, do lado ocidental, o portão só era visualizado de longe e somente com a queda do Muro é que foi liberado à visitação.
Neue Wache
Ao final da avenida, outro ponto histórico é a Neue Wache (Nova casa da Guarda). No século XIX ela serviu de casa da guarda real.
Em 1931, a Neue Wache foi modificada para servir de homenagem às vítimas da Primeira Grande Guerra. e hoje representa o Memorial Central da República Federal da Alemanha para as vítimas da Guerra e da Tirania.
No seu interior há uma escultura de granito preto, representando a Mãe com o filho morto no colo. O teto logo acima possui uma abertura que expõe o monumento às alterações climáticas, representando o sofrimento. No chão há a mensagem: “às vítimas da guerra e da tirania”.
Catedral de Berlim
A Catedral de Berlim (Berliner Dom), catedral protestante luterana, fica às margens do Rio Spree e ao lado da Ilha dos Museus.
Bem como vários outros monumentos, a catedral foi bombardeada durante a Segunda Guerra, ficando seu interior danificado. Hoje, além de muito bonita internamente, abriga o maior órgão de tubos da Alemanha.
Para visitar a Berliner Dom é necessário comprar ingresso. O ingresso também dá acesso à cúpula e as criptas onde estão os túmulos da realeza alemã.
Ilha dos Museus
Ao lado da Catedral de Berlim está a Ilha dos Museus que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999.
É um complexo de cinco museus que abrigam antigas obras pré-históricas, gregas, romanas, egípcias, entre elas o busto de Nefertiti, etc.
Além disso, em seus prédios, estão obras de arte como pinturas e esculturas de todos os períodos clássicos e modernos.
Foi em um dos seus edifícios que a famosa moeda gigante Big Mapple Leaf (de 100 kg! e com a imagem da rainha Elizabeth II) foi roubada em um crime cinematográfico.
Torre de TV
Próximo a essas atrações está a torre de TV (Berliner Fernsehturm), localizada na praça Alexanderplatz.
Foi construída em 1969 tornando-se um símbolo do governo comunista. A torre tem uma esfera que serve de plataforma panorâmica da cidade, dando uma visão em 360º de toda Berlim.
A torre de TV está aberta para visitação diariamente e a vista da cidade é deslumbrante.
Memorial do Holocausto
Um dos pontos turísticos de Berlim muito visitado e que fica próximo ao portão de Bramdemburg é o Memorial ao Judeus Mortos da Europa, popularmente chamado de Memorial do Holocausto.
Pouco mais de 2700 blocos de concretos cinzas de diversos tamanhos dão a sensação de ondulação e representam a instabilidade. Junto aos blocos, no subsolo, há uma sala chamada Local da Informação (Ort der Information) que expõe a perseguição e o extermínio dos judeus.
Igreja Quebrada de Berlim
Em outro ponto da cidade, na praça Breitscheidplatz está a famosa Igreja Quebrada, ou a Igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirch.
A Igreja foi uma homenagem ao imperador Wilhelm I dada pelo seu neto Wilhelm II. A construção original tinha 5 torres e era decorada com mosaicos.
Mas a Igreja foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e hoje é um símbolo da destruição causada pela guerra. Na única torre restante da igreja a cena do casamento imperial foi restaurada e está exposta no teto.
Do mesmo modo, no interior da igreja é possível ver toda a história da igreja, desde sua inauguração até as tentativas de restauração.
Além disso, alguns objetos, como a imagem de cristo que ficou intacta durante o bombardeio, também estão expostos. Ao lado das ruínas, foi construída uma nova igreja, de formato geométrico.
Muro de Berlim
Este talvez seja o mais famoso dos pontos turísticos e históricos de Berlim, o Muro de Berlim. O muro teve o seu auge no pós-guerra, pois durante a Guerra Fria, a Alemanha foi separada entre os vencedores e Berlim, dividida ao meio.
No lado Ocidental estavam os capitalistas e no Oriental os socialistas. Inicialmente foram feitas barreiras de arame para conter a população do lado Oriental, que pretendia fugir para o Ocidente.
Contudo, em 1961, um muro foi construído em concreto para evitar as fugas. Ao mesmo tempo, como forma de protesto contra os soviéticos, pessoas do lado Ocidental pichavam o muro.
Com o declínio soviético, houve a Queda do Muro de Berlim, em 1989. Aquela famosa imagem do Pedro Bial transmitida ao vivo na Globo!
A partir daí, vários artistas se apropriaram do muro. Desse modo, grafitaram imagens referentes ao momento histórico que estavam passando e a esperança de um mundo melhor.
Esse ato gerou a maior galeria de arte de grafite, conhecida como East Side Gallery. A galeria é uma extensão de 1,3 km do muro localizado às margens do rio Spree na rua Mühlenstrasse.
Existem outros poucos pedaços do muro espalhados pela cidade, todavia o mais bem conservado é o desse local.
Esses foram alguns dos pontos turísticos de Berlim que consegui ver nos 3 dias que passei na cidade, mas a cidade ainda tem muitas histórias para contar. Com certeza será um lugar para explorar novamente em viagens futuras.
No post O que você precisa saber sobre o Berlin Welcome Card falei sobre a minha experiência com o combo que oferece transporte público, um mapa e um livro de descontos nas atrações turísticas.
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Veja também:
Roteiro de 3 dias em Londres só com atrações gratuitas
Palácio dos Inválidos em Paris