Castelo de São Jorge em Lisboa, mil anos de história
O Castelo de São Jorge em Lisboa tem aproximadamente mil anos de história. Só por isso já valeria a nossa visita, pois, afinal, é um dos temas que nos fascina.
Mas, além disso, eu e a Jacqueline já havíamos estado lá em outra viagem e como sabíamos que do Castelo de São Jorge se tem uma espetacular vista de Lisboa, fizemos questão de voltar com a Talita e a Taiana.
Infelizmente, desta vez, subimos ao Castelo logo após a festa de Santo Antonio, que havia sido na noite anterior. Com isso as ruas do Bairro da Alfama estavam muito sujas e tirou um pouquinho do charme do bairro.
Como ir no Castelo de São Jorge
A maneira mais utilizada para ir no castelo de São Jorge é pegando os elétricos 12 ou 28, que são os bondes. Ambos tem parada relativamente próxima a entrada (Miradouro Sta. Luzia ou Portas do Sol).
O elétrico 28 é muito famoso porquê percorre vários pontos turísticos e por isso tá sempre lotado. Se quiser pegar ele mais vazio tente a Praça Martim Moniz.
Já o elétrico 12 em uma rota circular que começa e termina na Praça da Figueira. Com isso, você tem chance de ir sentado, se embarcar na praça.
Na mesma Praça da Figueira você pode embarcar no autocarro (ônibus) da linha 737. Ele também te leva próximo ao Castelo.
Contudo, cuide com os batedores de carteira nos elétricos, eles são famosos por agir nos bondes.
Além disso, obviamente você pode vir de táxi, de uber ou até mesmo de tuk-tuk, muito comum atualmente em Lisboa. Só evite ir com carro alugado, pois não será fácil estacionar.
Evite também ir a pé. A subida não é fácil. Entretanto, tem uma maneira pouco conhecida de ir a pé no Castelo de São Jorge. Mas descobrimos isso só mais tarde.
Vamos lá. Abra o Maps e siga aí! Próximo a estação de metrô Baixa-Chiado, na Rua dos Fanqueiros, há o Elevador do Castelo. Ele é público, gratuito e te leva até a Rua Madalena.
Já pertinho dali tem um mercado, o Pingo Doce. Ali, dentro do mercado, tem outro elevador. Suba até o 7º andar e você estará relativamente perto do Castelo. Nós acabamos utilizando este elevador para retornar ao centro após o passeio.
Horários e ingressos
O Castelo de São Jorge está aberto o ano todo (exceto 24, 25, 31 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio). De novembro a fevereiro das 09 às 18 horas e de março a outubro de 09 às 21 horas.
Adquira seus ingressos aqui com nosso parceiro GetYourGuide!
As crianças menores de 12 anos têm entrada gratuita.
Visitas guiadas sem custo adicional também estão disponíveis. Na entrada do castelo há uma placa com os horários das visitas guiadas.
História do Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge foi erguido pelos mouros no século XI durante a ocupação muçulmana na região e tinha como objetivo proteger a cidade de Lisboa. O primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques reconquistou o castelo para os cristãos em 1147.
A partir daí o castelo foi ampliado e serviu como paço real à realeza e sua corte até o século XVI, quando passou a ser uma instalação militar, que perdurou até o século XX.
Atingido pelo grande terremoto de Lisboa em 1755, foi muito danificado. Mais tarde toda a área acabou descaracterizada, com a construção de várias edificações sobre as suas ruínas.
O local foi restaurado entre 1938 e 1940 com a demolição dos vários edifícios erguidos sobre as fundações da fortaleza original. Assim foram reconstruídas parcialmente algumas torres e muralhas.
Portanto, pouco do que vemos de pé hoje é original, exceto por alguns vestígios. Nos terraços é possível ver alguns fragmentos da arquitetura da antiga residência real.
Como falamos, há uma polêmica sobre a restauração do Castelo de São Jorge. O que se sabe é que a restauração, na época, não teve o cuidado histórico que deveria ter.
O motivo foi a pressa para incluir o castelo no programa das comemorações do oitavo centenário da fundação da nacionalidade portuguesa.
Desse modo, alguns historiadores duvidam que o Castelo tenha sido restaurado como era originalmente. Assim, não teria a característica medieval que é mostrada atualmente.
De qualquer maneira, no final do século XX, investigações arqueológicas identificaram ocupações muito antigas no topo da colina e confirmaram o valor histórico do local.
O que ver no Castelo de São Jorge
Ao entrar nos muros que dão a volta no Castelo de São Jorge já vemos uma área arborizada e com uma vista linda de Lisboa. Como era um dia de calor, valeu a pena relaxar um pouco por ali e sentir a brisa fresca.
Aproveite o miradouro para tirar muitas fotos do Rio Tejo, dos telhados de Lisboa e da ponte 25 de Abril.
O Castelo de São Jorge não tinha a função de residência, e sim de proteção. Por isso ele é constituído basicamente da muralha e de suas torres de proteção.
A parte superior da muralha pode ser acessada por escadas de pedra. De lá também se pode ver a cidade inteira.
Sítio Arqueológico
Dentro da área do Castelo de São Jorge há um sítio arqueológico. Ali foram encontrados vestígios que remontam ao século VII a.C., bem como da época da ocupação islâmica, da construção do castelo e da residência palaciana, que foi destruída pelo terremoto de 1755.
Exposição Permanente (museu)
O acesso ao sítio arqueológico é restrito. Mas alguns objetos achados, especialmente do período islâmico, podem ser vistos na Exposição Permanente (museu). Apesar do espaço pequeno, é bastante interessante. A entrada está incluída no ingresso do castelo.
Câmara Obscura
A Câmara Obscura é uma atração interativa em que você observa a cidade de Lisboa com um sistema de lentes e espelhos em tempo real e em 360º.
O problema é que a entrada de pessoas dentro da câmara é bastante limitada e se faz a cada vinte minutos, o que forma bastante fila.
Por isso nós acabamos desistindo de entrar. A Câmara Obscura funciona das 10 às 17:20 horas, mas depende das condições meteorológicas para a observação.
Jardim
Dentro da área do castelo também há um jardim com espécies da floresta portuguesa como sobreiros, zambujeiros, alfarrobeiras, medronheiros, etc. Além disso, alguns pavões ficam zanzando de um lado para outro, descontraindo os visitantes.
O melhor do Castelo de São Jorge é, sem dúvida, a vista incrível de Lisboa. Talvez por isso seja uma das atrações mais visitadas de Portugal.
Entretanto, além disso é histórico e um lugar muito agradável, com muitas árvores. Ali você pode descansar e relaxar ou até mesmo beber algo no Café do Castelo, que fica nas ruínas do antigo Paço Imperial.
E você, gosta de monumentos históricos? Comente pra nós!
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Leia também:
A bela e charmosa Cidade do Porto em Portugal
Guimarães, onde nasceu Portugal