Conciergerie paris
Europa,  França,  Museu,  Paris

Conciergerie, a prisão de Maria Antonieta

Paris é repleta de construções que serviram de palco para acontecimentos históricos. Uma delas é a Conciergerie.

A Conciergerie ficou famosa por ter como prisioneira ilustre Maria Antonieta, presa durante a Revolução Francesa e de onde só saiu para a morte.

Ela estava na minha lista de atrações na primeira vez que fui a Paris, em 2011. Mas, com o roteiro apertado, acabou ficando de fora naquela viagem, mesmo eu tendo ido a Sainte Chapelle, que fica ao lado.

Só na última vez que estive na Cidade Luz é que, finalmente, visitei a Conciergerie. Será que valeu a pena?

Foto da Conciergerie feita a partir de um barco no Rio Sena
Conciergerie Paris

A História da Conciergerie

Foi como prisão que a Conciergerie ficou mais conhecida, pois, durante a Revolução Francesa, 2780 prisioneiros passaram pela Conciergerie antes de serem guilhotinadas.

Entre esses prisioneiros estava Maria Antonieta, esposa do Rei Luis XVI. Maria Antonieta foi decapitada em 1793. Mas, antes, passou um período presa ali.

Mas, a história da Conciergerie é muito mais antiga, remonta aos primórdios de Paris e tem origem no Palais de La Cité, que foi residência real do século X ao século XIV.

A partir do século XIV, o palácio passou a ser sede da justiça, função que permanece até hoje.

Sendo sede da justiça, passou também a ser utilizada como prisão e administrada por um concierge,uma espécie de zelador, daí o nome Conciergerie.

O edifício sofreu dois grandes incêndios, sendo o último em 1871, que destruiu grande parte do palácio. A reconstrução levou cerca de 20 anos.

Visitando a Conciergerie

Por causa dos incêndios que sofreu, quase nada no edifício é original e isso é importante para não criarmos uma expectativa muito grande.

Interior da Conciergerie em Paris
Interior Conciergerie – Paris

Na entrada há um grande salão, ornamentado pelas pilastras em estilo gótico e local atual de exposições temporárias.

Enquanto residência real, ali o rei recebia seus convidados para os banquetes. O salão e a cozinha do então Palácio de La Cité, foram restaurados procurando manter sua arquitetura medieval, mas estão sem mobília, o que frustra um pouco.

O salão fica abaixo do nível da rua e sujeito às inundações do Rio Sena. As pilastras marcam os níveis de inundações anteriores.

Foto com as marcações das inundações do Rio Sena feita dentro da Conciergerie Paris
Marcação das inundações no Conciergerie – Paris

Algumas celas também foram reconstituídas para mostrar como ficavam os prisioneiros na Conciergerie.

Ao chegar na Conciergerie, os prisioneiros eram registrados no escritório do Greffier e encaminhados para suas celas que eram divididas de acordo com a classe social.

Reconstituição do escritório do Greffier no Conciergerie paris
Escritório do Greffier no Conciergerie – Paris

Os mais pobres ficavam em celas escuras, dormiam em cima da palha, junto a roedores e pragas.

Já os ricos tinham celas individuais, inclusive com cama e escrivaninha. Assim era a cela de Maria Antonieta, que hoje é somente uma representação cenográfica, embora tenha alguns objetos originais.

No local da cela original e da enfermaria, o rei Luis XVIII mandou construir, no início do século XIX, a Capela Expiatória (Chapelle Expiatoire) em memória da família real.

Capela Expiatória na Conciergerie Paris
Capela Expiatória Conciergerie – Paris

Curiosamente, Robespierre, um dos principais líderes da Revolução Francesa, e que ordenou a morte de centenas de pessoas, também acabou preso na Conciergerie e, no final, decapitado.

Outra curiosidade é que, antes de partirem para serem executados, os prisioneiros passavam na Salle de la Toilette. Lá eram cortados seus cabelos e suas mãos amarradas.

Reconstituicão do Salle de la Toilette na Conciergerie Paris
Salle de la Toilette Conciergerie – Paris

Por alguns períodos do dia, as mulheres podiam ficar no Pátio das Mulheres. Lá, numa fonte, elas podiam lavar suas roupas.

Pátio das Mulheres na Conciergerie em Paris
Pátio das Mulheres Conciergerie – Paris

Valeu a pena?

Confesso que não sei exatamente porque, mas esperava mais.

Talvez a expectativa de esperar por tanto tempo para conhecer a Conciergerie tenha sido muito grande. Além disso, como falei antes, o salão principal sem mobília da época, frustra um pouco.

Entretanto, para os amantes da história, especialmente aqueles ligados na Revolução Francesa, pode ser especialmente interessante.

Também recomendo estudar um pouco sobre a Revolução Francesa antes de ir. Fica mais interessante a visita.

Se você comprar seu ingresso como um combo da Sainte Chapelle com a Conciergerie, aí sim vale a pena. A Sainte Chapelle faz parte do conjunto do Palácio de La Cité, foi construída no reinado de Louis IX, é belíssima e muito famosa pelos seus vitrais.

Aproveite e compre aqui!

Powered by GetYourGuide

Informações úteis

A Conciergerie abre às 9:30h da manhã e fecha às 18:00h.

Por estar dentro da área do Palácio da Justiça, pode haver restrições de entrada. Veja no site oficial.


Economize na sua viagem!

Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.

Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!

Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!

Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.

Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.


Leia Também:

Livraria Lello, o cenário de Harry Potter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *