Torre dos Clérigos, passeio obrigatório no Porto
Quando visitamos a Cidade do Porto, em Portugal, uma de nossas prioridades era conhecer a Igreja e a Torre dos Clérigos. Afinal, é uma das atrações mais procuradas pelos turistas que visitam a bela cidade.
A Torre dos Clérigos está aberta para visitação todos os dias, das 09h00 às 19h00. O Natal e o Ano Novo tem horários reduzidos. No verão e em datas especiais, a torre fica aberta até às 23h00.
A visita a Igreja dos Clérigos é gratuita. Entretanto o ingresso para o Museu e a Torre é pago e você pode comprar seu ticket aqui com antecedência e tranquilidade.
A Igreja e a Torre dos Clérigos está no centro histórico da Cidade do Porto e próximo a várias outras atrações. Se precisar de transporte, a estação de metrô mais próxima é a São Bento.
A Igreja dos Clérigos
A Igreja dos Clérigos fica no alto de uma ladeira. Tem um estilo barroco, como é característico das igrejas portuguesas do século XVIII. O fato da fachada não ter uma torre faz com que ela se diferencie das outras igrejas. Além disso a fachada não é pintada.
O interior da Igreja dos Clérigos é todo em granito e mármore. Achamos muito bonita a capela-mor, que tem, além do altar principal, dois grandes órgãos.
Fora o altar principal existem quatro altares laterais: Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora das Dores, Santo André Avelino e São Bento.
Um corredor no segundo piso dá a volta em toda a igreja e dá acesso aos balcões. Dessa maneira é possível tirar fotos da igreja por vários ângulos.
A Casa da Irmandade (Museu)
A Casa da Irmandade, que fica entre a Igreja e a Torre dos Clérigos, serviu como área de serviços para a Irmandade. Assim ela incluía a residência do reitor, salão nobre, arquivo, enfermaria e residência para padres necessitados.
A enfermaria funcionou até o final do século XIX e era dedicada ao tratamento dos clérigos doentes. Atualmente abriga o Museu da Irmandade dos Clérigos, ainda sob comando da Irmandade.
Entre pinturas, objetos sacros e móveis o museu possui obras de vários séculos, iniciando pelo século XIII. Um dos destaques é a mesa do Salão Nobre. Nela se reuniam os mesários da Irmandade para discutir e decidir sobre o dia a dia da instituição.
Torre dos Clérigos
Sem dúvida a Torre dos Clérigos é a maior atração de todo conjunto.
A torre é feita em granito e mármore, tem 6 andares, 75 metros e, segundo dizem, as paredes têm até 2m de espessura no 1º andar!
Uma escadaria interna em espiral leva ao topo. Falam que são 240 degraus, mas preferimos não contar! Lá em cima podem ser acessados dois espaços abertos em níveis diferentes.
Entretanto, é bom que se fale. A escadaria, que é a mesma, tanto para subir quanto para descer, vai ficando mais estreita a medida que se sobe, ao ponto de passar somente uma pessoa por vez.
Assim, quem sofrer de claustrofobia deve pensar duas vezes antes de subir. Além disso, é uma subida cansativa.
A torre também possui um carrilhão com 49 sinos, que você torce para não tocarem enquanto estiver na escadaria!
Como alternativa a quem não quiser subir, o museu tem uma sala, chamada de Sala A+, que simula uma visita à torre. A sala foi projetada para atender pessoas com necessidades especiais.
Mas a vista do alto da torre compensa todo o esforço para subir! A cidade do Porto, o Rio Douro e Vila Nova de Gaia. Uma belíssima visão de 360º graus da cidade e que vai render muitas fotos!
História da Igreja e Torre dos Clérigos
A Igreja da Irmandade de São Pedro dos Clérigos foi construída a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres, que é uma confraria a favor do clero pobre. Do conjunto fazem parte a Igreja, a Casa da Irmandade (atualmente o Museu) e a Torre dos Clérigos.
O primeiro prédio a ser construído foi a Igreja. Normalmente as igrejas eram construídas com duas torres laterais na parte da frente, mas o terreno estreito fez com que o arquiteto italiano Nicolau Nasoni projetasse a torre nos fundos.
As obras da igreja tiveram início em 1732 e foram dadas como acabadas em 1749. Entretanto algumas ampliações estenderam a construção por mais alguns anos. A Casa da irmandade e a Torre vieram em seguida, terminando o conjunto em 1763.
Como você pode ver, tem muita história por trás da construção da igreja e da torre e o passeio vale muito a pena, inclusive porquê é barato para a diversidade de espaços que podemos visitar.
Diga para a gente se você gosta de lugares históricos como esse e se já visitou.
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Leia também:
A bela e charmosa Cidade do Porto em Portugal
Guimarães, onde nasceu Portugal