Nova York, que tal conhecer o MoMA?
Naquele planejamento da sua viagem para Nova York, você já pensou em conhecer o MoMA?
Mas afinal, o que é o MoMA?
O Museum of Modern Art de Nova York (MoMA) é um dos museus mais famosos de Nova York e recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano.
O MoMA é um museu de arte moderna e contemporânea criado em 1929, com obras que vão desde o final do século 19 até os dias atuais, com destaque para o surrealismo do século 20.
No MoMA estão expostas obras renomadas de artistas surrealistas como Picasso, Van Gogh, Salvador Dali, Frida Khalo, René Magritte, Juan Miró e uma obra da artista brasileira Tarsila do Amaral (A Lua, de 1928).
Por dentro do MoMA
A exposição das obras pode ser dividida em 3 partes principais. A primeira vai de 1880 a 1940, onde predomina o surrealismo.
Artistas surrealistas como Picasso, Van Gogh, Salvador Dali, Frida Khalo, René Magritte, Juan Miró tem obras renomadas expostas no MoMA.
E, na minha opinião, são de Salvador Dali as obras mais interessantes. Entre elas, The Persistence of Memory, de 1931. É impressionante como as formas são deformadas distorcendo o mundo real, um exemplo clássico do surrealismo.
Mas, a arte brasileira também está lá, através da pintura “A Lua”, de Tarsila do Amaral, obra do ano de 1928 e é caracterizada pelas formas elípticas na tela.
A segunda parte se situa entre os anos de 1940 a 1970, com predomínio da arte moderna. São obras que retratam uma certa rebeldia, o cotidiano pós-guerra e a divisão social americana da época.
Um exemplo desta arte arte que representa o cotidiano é “The Campbell’s Soup Cans”, de Andy Warhol, que apresenta os 32 tipos de sopa Campbell”s que podiam ser encontradas nas prateleiras dos supermercados.
Depois vem a arte contemporânea, de 1970 até os dias atuais. Nesta fase, as novas formas de arte são predominantes.
E aí, confesso que, arte moderna e contemporânea não é exatamente o que mais me atrai em um museu. Tenho uma certa dificuldade de entender certas formas de arte.
Isso me faz pensar que o público de arte abstrata é mais específico e digamos assim, mais descolado. Mas não deixa de ser interessante e algumas obras chamam a atenção, como “Anatomy of an AI System”
A obra consiste num diagrama detalhado de alta resolução mostrando as redes necessárias para a criação, vida e morte de um alto-falante inteligente Amazon Echo.
Para facilitar, o MoMA possui um audioguide no celular, inclusive com opção da língua portuguesa, embora algumas descrições estejam somente em inglês.
O museu possui uma ordem cronológica, que se inicia de cima para baixo. Para quem compra o ingresso online a visita é orientada para começar no quinto e último andar e aí ir descendo, o que ajuda bastante o entendimento.
No jardim interno do MoMA é possível fazer uma pausa e descansar um pouquinho.
Como em todo museu, no final da visita tem a famosa lojinha. Achamos a loja muito cara, tem muitos produtos de arte e design, mas poucas referências às obras expostas no MOMA.
O MoMA vale a pena?
Se vale a pena? Bem, vale se você gostar de surrealismo e artes modernas, aí é imperdível. Mesmo eu apreciando mais museus históricos, no geral, eu gostei do MoMA.
Nosso conselho é estudar um pouco os movimentos artísticos mais modernos. Com isso a compreensão das obras é mais fácil e a visita mais interessante. Mas não é obrigatório.
Já, se você prefere história antiga, vá no Metropolitam Museum, especialmente se você ainda não conheceu o Louvre de Paris ou o British Museum de Londres.
Agora, se tiver que escolher só um museu em Nova York, imperdível mesmo é o Museu de História Natural. Logo falaremos dele em um outro post.
Informações úteis
O Museu de Arte Moderna de Nova York está aberto todos os dias da semana das 10h30 às 17h30, com exceção do Dia de Ação de Graças e do Natal, quando está fechado.
Lembrando que o MoMA possui dois endereços, um principal em Manhattan e uma filial no Queens, mas dedicado a projetos locais.
Em Manhattan, o MoMA pode ser facilmente alcançado a pé, de carro ou de transporte público. Os metrôs B, D, E, F ou M atendem a região próxima ao museu.
Comprando pela internet, a entrada no MoMA é com hora marcada e você pode comprar o ingresso online clicando abaixo.
E você? Gosta de museus com temática moderna? Conta pra nós nos comentários!
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Leia também:
Intrepid, um porta-aviões para visitar em Nova York
Compras nos EUA, tudo sobre o Sales Tax