Mosteiro dos Jerónimos, uma jóia da arquitetura
O Marco do Descobrimento, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional dos Coches e o original pastel de Belém. Várias das atrações mais conhecidas de Lisboa estão concentradas na freguesia de Belém.
Para quem vai turistar em Lisboa, Belém é parada obrigatória. Inclusive, foi dali, da foz do Rio Douro, que partiram as caravelas para as grandes navegações portuguesas, entre elas a frota de Cabral, que acabou chegando no Brasil.
Mas, entre todas, a atração mais procurada e imponente é o Mosteiro dos Jerónimos e, especialmente, a Igreja de Santa Maria de Belém, que faz parte do mosteiro.
Mosteiro dos Jerónimos – a história
O Mosteiro dos Jerónimos tem, oficialmente, o nome de mosteiro de Santa Maria e sua construção foi iniciada entre 1501 e 1502, no reinado de D. Manuel I, que também mandou construir a Torre de Belém.
No lugar onde hoje está o mosteiro havia uma ermida, ou seja, uma pequena capela. Lá, os grandes navegadores, como Vasco da Gama e Cabral, faziam suas preces antes de embarcar para as grandes navegações.
Embora D. Manuel I tenha solicitado autorização, já em 1496, à Igreja Católica, para construção de um grande mosteiro no lugar da ermida, isso só foi possível com os recursos do comércio de especiarias.
Lembrando que, após a descoberta do Caminho das Índias, por Vasco da Gama, Portugal enriqueceu rapidamente com o comércio de especiarias.
Mesmo assim, o mosteiro levou cerca de 100 anos para ser concluído, até porquê, em 1518, D. Manuel I resolveu ampliar o mosteiro e transformá-lo em seu Panteão.
Tanto é a importância e influência do rei D. Manuel I que o Mosteiro dos Jerónimos ficou conhecido por um estilo arquitetônico próprio, denominado manuelino.
O estilo manuelino é uma combinação de medieval com renascentismo e se destaca pela construção cheia de detalhes. Outro exemplo do estilo manuelino é a Torre de Belém.
Igreja de Santa Maria de Belém
A frente do Mosteiro tem cerca de 300 metros e, na ponta do complexo, está a Igreja de Santa Maria de Belém.
A igreja pode ser visitada gratuitamente, sem necessidade de entrar no mosteiro. Já o balcão superior da igreja é acessado por dentro do mosteiro.
Eu acho o interior da igreja de Santa Maria espetacular, com características únicas, com um estilo um pouco diferente das igrejas francesas, por exemplo.
Na igreja estão depositados os restos mortais de D. Manuel I, Vasco da Gama e do poeta Luís de Camões, autor do clássico Os Lusíadas.
O Mosteiro
O conjunto conserva, ainda hoje, além da igreja, grande parte das dependências do mosteiro, incluindo o Claustro quinhentista, a Sala do Capítulo, o antigo Refeitório dos Monges e a sala da Antiga Livraria.
O Claustro tem dois andares, corredores belíssimos, cheios de curvas e elementos decorativos. No andar inferior está o túmulo de Fernando Pessoa que foi transferido para o Mosteiro no quinquenário de sua morte.
A Sala do capítulo também abrigou os túmulos de outras personalidades portuguesas importantes e que hoje estão no Panteão Nacional.
O refeitório, também decorado com abóbadas, tem suas paredes revestidas de azulejos, entre eles, estão representações bíblicas como O Milagre da Multiplicação dos Pães (Novo Testamento) e cenas da Vida de José do Egito (Antigo Testamento).
Já na Antiga Livraria, onde existiam cerca de 8 mil obras literárias, há uma exposição permanente que conta sobre os mais de 500 anos de história do mosteiro.
Pena que nessas salas, como no refeitório, não foram mantidos os móveis da época.
Dicas
A entrada individual para o claustro do Mosteiro dos Jerónimos pode ser comprada aqui embaixo.
O Mosteiro abre a partir das 10 horas. Como dito lá em cima, para visitar só a igreja, a entrada é gratuita.
A bilheteria do Mosteiro fica no mesmo complexo onde até a pouco tempo havia o Museu Nacional de Arqueologia, que fechou e reabrirá em outro prédio.
O melhor é evitar os meses de férias europeias. As filas são maiores e o sol pode ser implacável nessa época. Se possível, chegue cedo.
Se puder, vá na primavera, uma ótima estação para viajar à Europa.
Se optar pelo transporte público, use o eléctrico 15 para se deslocar do centro de Lisboa até Belém. Mas várias linhas de ônibus também passam por lá.
Ao final da visita, claro, não esqueça de experimentar os famosos pastéis de Belém, a confeitaria fica bem pertinho do Mosteiro!!
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Leia também:
Nosso top 5 do Universal’s Islands of Adventure
Castelo de Vincennes, esquecido em Paris