Madrid, o adorável Parque do Retiro
Depois de uma rápida, e inesperada, passagem por Barcelona, seguimos de trem para Madrid. Na capital espanhola começamos nossos passeios pelo Parque do Retiro que é visita obrigatória na sua viagem a Madrid.
O Parque do Retiro tem entrada gratuita e está aberto, de abril a setembro, das 06 da manhã até meia noite e de outubro a março, das 06 da manhã até às 22 horas.
Se você quiser passear de barco no lago principal, existe a opção de aluguel no local.
Já para bicicletas, existem várias locadoras localizadas no lado externo do parque.
Como chegar ao Parque do Retiro de Madrid
Para chegar ao Parque do Retiro pelo metrô você pode pegar a linha 9 até a estação Ibiza, ou a linha 2 nas estações Príncipe Vergara ou Retiro.
O parque possui diversos locais de entrada. Uma das entradas principais é a La Puerta de La Independencia, que fica exatamente em frente aos arcos da Puerta de Alcalá.
Nosso hotel ficava em frente a Plaza de Toros de Las Ventas. Assim, pegamos o metrô na estação Ventas e fomos direto até a estação Retiro, por onde entramos no parque.
História do Parque do Retiro de Madrid
O Parque do Retiro de Madrid é o parque mais conhecido da capital espanhola, seu nome em espanhol é Real Sitio del Buen Retiro.é visita obrigatória na sua viagem a Madrid.
Concebidos entre 1630 e 1640, os jardins foram parcialmente destruídos durante a invasão francesa, comandada por Napoleão em 1808. Nesse tempo foram utilizados como quartel general para as tropas.
Reconstruído após a revolução de 1868, o Parque do Retiro passou para a administração municipal, que abriu seus portões para o público em geral.
Como curiosidade, antes da invasão francesa, o rei Carlos III (1759-1788) já havia permitido a entrada de cidadãos. Mas tinha uma condição. As pessoas tinham que estar limpas e bem vestidas!
O que ver no Parque do Retiro
Do início até hoje, o Parque do Retiro de Madrid sofreu uma série de modificações, como a construção do monumento ao rei Afonso XII, inaugurado em 1922.
O monumento fica em uma das margens do maior lago do parque. O lago atrai muitos turistas, mas também é ponto de encontro e lazer dos moradores de Madrid.
O Palácio de Cristal foi construído em 1887 para ser uma estufa de orquídeas, mas é utilizado atualmente para expor arte contemporânea.
É lindo! Fica num local de muito verde e possui um lago com fonte. Assim é ideal para tirar belas fotos.
Caminhando pelo parque a gente encontra vários monumentos. Entre eles, a Fonte do Anjo Caído, que representa Lúcifer sendo expulso do reino dos céus, a Fonte das Tartarugas e a Fonte dos Galápagos.
Fomos no outono e ficamos encantados com a variedade de cores e tons que toma conta das árvores, desse modo tornando o Parque do Retiro ainda mais especial.
Inspirada nos arcos do triunfo romanos, a Puerta de Alcalá é remanescente dos muros que cercavam a cidade e, certamente, um dos cartões postais de Madrid.
Enfim, nós adoramos caminhar pelo Parque do Retiro de Madrid, uma das maiores atrações da capital espanhola. Não deixe de conhecer!
Madrid, apesar de não ser uma das cidades turísticas mais badaladas, nos encantou, pelos belos parques e pela deliciosa gastronomia.
Para comprar ingressos e passeios em Madrid, consulte nosso parceiro GetYourGuide.
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Veja também:
Utilizando o ônibus turístico em Barcelona
Conheça o Pantheon e o Jardim de Luxemburgo em Paris