Conhecendo a Universidade de Coimbra e a Biblioteca Joanina
Tive a oportunidade de ficar um mês em Coimbra durante um intercâmbio profissional e adorei a cidade. Coimbra é sede da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo.
Aproveitei o período do intercâmbio para ir diversas vezes ao pátio do Paço das Escolas e ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que são áreas abertas ao público e gratuitas.
Mas a Universidade tem alguns programas que permitem visitar várias áreas internas, entre elas a Biblioteca Joanina. Fiz essa visita logo depois do intercâmbio, quando me reuni ao grupo completo dos Quatro Viajantes.
- Uma das mais antigas universidades do mundo
- Como visitar a Universidade de Coimbra
- A Biblioteca Joanina
- Paço Real
- Capela de São Miguel
- Museu da Ciência e Colégio de Jesus
- A Torre da Universidade
Uma das mais antigas universidades do mundo
A Universidade de Coimbra fica na parte alta da cidade. Foi fundada por D. Dinis em 1290 e, inicialmente, alternava estudos acadêmicos entre Coimbra e Lisboa.
Por fim, em 1537, a Universidade estabeleceu-se definitivamente em Coimbra. O prédio em que foi instalada fazia parte do Paço Real, onde residiam os reis.
Na Universidade de Coimbra estudam mais de 22.000 alunos. Lá se formaram muitas figuras importantes da cultura, da ciência e da política portuguesa e mundial.
Como visitar a Universidade de Coimbra
Para visitar os espaços internos da Universidade de Coimbra você pode comprar seus tickets pela internet ou adquirir os bilhetes na Biblioteca Geral. Ela fica no prédio em frente à entrada do Paço das Escolas.
Existem vários programas de visita, mas nem todos dão acesso a Biblioteca Joanina que é o mais interessante do passeio. Por isso, tenha certeza que no seu ingresso esteja incluso a entrada na biblioteca.
Muito importante, a hora e data, marcadas no bilhete, correspondem à data e hora de entrada na Biblioteca Joanina. As demais áreas de visita podem ser feitas antes ou depois da biblioteca.
Só é permitida uma entrada em cada espaço de visita.
A Biblioteca Joanina
A Biblioteca Joanina não é famosa somente pela beleza, mas também pelos seus morcegos! Sim, os morcegos que lá vivem ajudam na conservação dos livros, pois eles comem as traças!
Construída em meados dos anos 1700, a Biblioteca Joanina recebe este nome em homenagem ao Rei Dom João V, que patrocinou a sua construção.
É uma das mais belas e ricas bibliotecas europeias, construída toda em estilo barroco.
A entrada na biblioteca é feita por uma porta lateral e forma uma pequena fila do lado de fora das pessoas que tem o mesmo horário marcado.
Infelizmente, estava chovendo e tivemos que aguardar na chuva mesmo. Mas valeu a pena!
A biblioteca é dividida em 3 andares. Prisão Acadêmica, Piso Intermédio e Piso Nobre.
A prisão acadêmica, tem origem em uma antiga prisão medieval. Foi utilizada desse modo pela Universidade de Coimbra até 1834. As leis eram regidas pelo Foro Acadêmico.
O Piso Intermédio é conhecido como depósito da Casa de Livraria. Servia para conservar os livros da biblioteca e seu acesso era permitido somente aos bibliotecários.
O Piso Nobre é a famosa biblioteca e neste piso era proibido tirar fotos (com ou sem flash). Inicialmente foi uma decepção essa informação para nós.
Poxa, como vamos falar da Biblioteca Joanina sem fotos? Mas, como nossa política é de sempre seguir as normas dos locais que visitamos, decidimos acatar e tentar descrevê-la um pouco para você. Fazer o quê né!! (apesar de saber que diversas pessoas tiraram fotos as escondidas).
Interior da biblioteca Joanina
Realmente a Biblioteca Joanina é muito bonita. Se é uma das mais belas do mundo, fica difícil dizer, pois existem bibliotecas maravilhosas espalhadas por várias cidades , incluindo aí a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.
No caso da Biblioteca Joanina vale muito a tradição e o contexto histórico da própria universidade.
A biblioteca possui 3 salas divididas por paredes com arcos barrocos e cada sala tem o teto decorado com pinturas ilusionistas, o que é bem bacana.
Ao fundo está o retrato de Dom João V, que, como falamos, patrocinou a construção da biblioteca.
Já o acervo da Biblioteca Joanina tem cerca de 60 mil livros e lá estão grandes obras europeias, entre elas a obra original “Lusíadas” de Luís de Camões.
Todos estes livros estão em 72 estantes dispostas em 2 andares de madeiras, com uma pequena varanda no piso superior e com detalhes em ouro vindo do Brasil.
Por fim, do Brasil também vieram as madeiras para as mesas.
Paço Real
O Paço Real fazia parte dos aposentos dos reis de Portugal e está dividido em quatro salas.
A Sala dos Grandes Atos ou Sala dos Capelos é a principal sala da Universidade de Coimbra e lá ocorrem as cerimônias de doutoramento, abertura solene das aulas e posse do reitor.
Tem origem na Sala do Trono dos Reis de Portugal, que estão representados nas pinturas aos redor.
A Sala das Armas é onde estão expostas as armas da antiga Guarda Real Acadêmica. Estas armas são utilizadas nas cerimônias solenes.
Colada à Sala das Armas está a Sala Amarela, chamada assim pela cor da seda que cobre as paredes. Este local é uma homenagem a Faculdade de Medicina.
Os dois espaços, atualmente, são usados no final das cerimônias acadêmicas.
Por fim, a Sala do Exame Privado. Esta sala era o antigo Quarto Real e servia para a aplicação dos exames de doutorado.
Os exames consistiam numa prova oral privada, era realizada a portas fechadas e durante a noite.
Capela de São Miguel
Também chamada de Capela Real, dedicada ao Arcanjo São Miguel. Foi construída no século XVII em substituição a uma capela anterior do século XII.
No interior há imagens de Santa Catarina, de Nossa Senhora da Luz e da Santa Catarina de Alexandria, a protetora dos estudantes e dos professores, além de São Miguel Arcanjo.
O destaque da igreja fica por conta do órgão de estilo barroco. Ele possui cerca de 2000 tubos e funciona nos concertos de música sacra e na missa dominical.
Museu da Ciência e Colégio de Jesus
Os dois espaços fazem parte da história do desenvolvimento científico da universidade.
No Museu da Ciência, está o Laboratório Químico que tem diversos experimentos interativos.
O Colégio de Jesus é o antigo colégio jesuíta. Lá estão o Gabinete de Física e a Galeria de História Natural. No acervo tem coleções resultantes das explorações portuguesas na África, Índia e Brasil.
A Torre da Universidade
O topo da Torre da Universidade é um mirante da Universidade de Coimbra. Foi edificada nos anos 1700 em substituição a torre original e se tornou um símbolo da universidade.
Durante a minha estadia em Coimbra diversas pessoas me alertaram que os degraus da subida da torre eram num corredor bem estreito.
Assim acabamos decidindo não aderir a essa aventura pois até mesmo os próprios moradores dizem que subida dá uma certa agonia. Mas, se alguém quiser contribuir com essa experiência, deixe seu relato nos comentários!
Enfim, como adoramos lugares históricos, valeu muito a pena conhecer a universidade e sua famosa biblioteca.
Para passeios guiados pela universidade e outros passeios em Coimbra, clique no banner abaixo!
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Leia também:
Visita às caves Ferreira e degustação do vinho do Porto
Igreja, Museu e Torre dos Clérigos