Varsóvia
Europa,  Museu,  Passeio,  Polônia

Varsóvia, a surpresa do Leste Europeu!

Imaginava Varsóvia, a capital da Polônia, um lugar cinza; porém confesso que me surpreendi. Varsóvia é vibrante e tem muita história para contar!

Para quem não sabe, a capital da polônia foi quase totalmente destruída durante a segunda guerra mundial. Depois ficou sob domínio comunista, assim como todo o Leste Europeu, até 1989.

Neste Post

Passei um final de semana na cidade, o suficiente para entender um pouco da sua história de luta e resistência.

A história da Polônia é recheada de invasões, divisões, anexações, reviravoltas e destruição.

Mesmo assim, achei que deveria ter mais tempo para conhecer os museus que mostram toda a história polonesa, a resistência judia e os mais variados museus de ciência, como sobre Copérnico e Maria Sklodowska-Curie.

Palácio da Cultura e Ciência de Varsóvia

logo no atual centro da cidade está localizado edifício considerado um tanto controverso, o Palácio da Cultura e Ciência. O monumento foi erguido pelos comunistas no pós-guerra, como “Um Presente do Povo Soviético”.

Como os poloneses dizem que a dominação comunista foi tão ruim quanto a invasão alemã, houve até a cogitação de demolir o monumento, mas o custo seria muito alto.

Powered by GetYourGuide

Apesar de não ser de bom agrado, o edifício fez parte da história do país e hoje abrange instalações de teatro, cinema, museus, restaurantes e até uma universidade.

Também, por ser um arranha-céu, há a possibilidade de ir ao topo para uma vista panorâmica da cidade (não subi, mas dizem ser muito bonita).

frente do Palácio da Cultura e Ciência Varsóvia
Palácio da Cultura e Ciência – Varsóvia

Cidade Velha

O principal atrativo de Varsóvia é a Cidade Velha, que foi tombado pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural.

A Rota Real, a rota que os reis faziam para se deslocar entre seus palácios, te leva até a Cidade Velha. A Polônia foi um reinado até 1795, quando os estados da Prússia, Áustria e da Rússia anexaram o país.

A Independência só foi alcançada novamente em 1918, para ser perdida novamente com o início da segunda guerra.

No caminho, você vai encontrar restaurantes, lojas, prédios do governo e vários monumentos históricos; entre eles a estátua do astrônomo Nicolau Copérnico na frente da Academia de Ciências Polonesas, o Palácio Presidencial e a Igreja de Santa Ana.

foto da Estátua Nicolau Copérnico em Varsóvia
Estátua Nicolau Copérnico – Varsóvia
jardim e Palácio Presidencial em Varsóvia
Palácio Presidencial – Varsóvia
entrada da Igreja de Santa Ana em Varsóvia
Igreja de Santa Ana – Varsóvia

Castelo Real

Chegando à Cidade Velha a gente se depara com o Castelo Real, que serviu de residência aos reis e do parlamento. Hoje é um museu e inclui peças de Rembrandt.

Algumas partes do Castelo Real tem ingresso separado.

Logo a frente do Castelo Real, se ergue a Coluna do Rei Sigismundo III, que transferiu a capital da Polônia de Cracóvia para Varsóvia.

vista da praça do mercado velho em Varsóvia
Castelo Real à direita e Coluna do Rei Sigismundo III – Varsóvia

Praça do Mercado Velho

Após caminhar pelas ruelas, o ponto central da Cidade Velha é a Praça do Mercado Velho (Rynek Starego Miasta), construída no século XIV.

No entanto, a praça sofreu com diversas batalhas e foi destruída cerca de 4 vezes. A última e mais trágica foi durante a 2ª guerra mundial, quando restaram somente algo em torno de 5% das construções.

No pós-guerra, Varsóvia foi novamente reerguida e a Cidade Velha reconstruída. Por fim, em 1980, tornou-se patrimônio mundial pela UNESCO.

Hoje é uma área onde estão instalados restaurantes, bares e lojas de souvenirs.

Edifícios da Praça do Mercado Velho em Varsóvia
Praça do Mercado Velho – Varsóvia

Museu do Levante de Varsóvia

Um outro ponto turístico que retrata a história de luta do povo polonês é o Museu do Levante de Varsóvia (Muzeum Powstania Warszawskiego).

O Museu do Levante de Varsóvia é uma homenagem a resistência polonesa frente a ocupação nazista e posteriormente a dominação comunista.

Para mim, foi um dos museus mais interessantes que já visitei, pois tem um acervo enorme e é muito interativo para os visitantes.

Minha foto em frente ao Museu do Levante de Varsóvia
Museu do Levante de Varsóvia
Mapa da guerra no Museu do Levante de Varsóvia
Interior do Museu do Levante de Varsóvia

Museu Frederik Chopin

Para os amantes da música clássica, a cidade é repleta de histórias de Chopin. Um lugar que merece ser visitado é o Museu Frederik Chopin, que traz toda a vida particular e de música de um dos maiores pianistas e compositores da música clássica.

Mesmo eu, que não sou uma fã desse estilo musical, adorei o museu. Por exemplo, do lado de fora, e em todos os lugares da cidade que remetem a Chopin, há uns bancos de mármore em que você aperta um botão e começa a tocar umas de suas obras.

Vista geral do Museu Frederik Chopin em Varsóvia
Museu Frederik Chopin – Varsóvia
Banco em homenagem a Chopin em Varsóvia
Banco Chopin – Varsóvia

Varsóvia realmente me surpreendeu com toda a sua história e seus atrativos. O que foi relatado neste post é só um pouquinho do que a cidade tem a mostrar.

A cidade não é um destino muito procurado pelos brasileiros, mas acho que vale muito conhecer, até mesmo por ser um lugar barato para os padrões europeus.

Obs: A moeda da polônia é o Zloty e ela é só um pouquinho maior que o valor do real. Dessa maneira deixa a viagem para a Polônia mais em conta do que nos países europeus que utilizam o euro.


Economize na sua viagem!

Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.

Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!

Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!

Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.

Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.


Veja também:

Conheça Poznan, O Berço da Polônia

Utilizando o ônibus turístico em Barcelona

A Bela e Charmosa Cidade do Porto

Siga o Quatro Viajantes no Facebook e Instagram!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *