Varsóvia, a surpresa do Leste Europeu!
Imaginava Varsóvia, a capital da Polônia, um lugar cinza; porém confesso que me surpreendi. Varsóvia é vibrante e tem muita história para contar!
Para quem não sabe, a capital da polônia foi quase totalmente destruída durante a segunda guerra mundial. Depois ficou sob domínio comunista, assim como todo o Leste Europeu, até 1989.
Neste Post
- Palácio da Cultura e Ciência de Varsóvia
- Cidade Velha
- Castelo Real
- Praça do Mercado Velho
- Museu do Levante de Varsóvia
- Museu Frederik Chopin
Passei um final de semana na cidade, o suficiente para entender um pouco da sua história de luta e resistência.
A história da Polônia é recheada de invasões, divisões, anexações, reviravoltas e destruição.
Mesmo assim, achei que deveria ter mais tempo para conhecer os museus que mostram toda a história polonesa, a resistência judia e os mais variados museus de ciência, como sobre Copérnico e Maria Sklodowska-Curie.
Palácio da Cultura e Ciência de Varsóvia
logo no atual centro da cidade está localizado edifício considerado um tanto controverso, o Palácio da Cultura e Ciência. O monumento foi erguido pelos comunistas no pós-guerra, como “Um Presente do Povo Soviético”.
Como os poloneses dizem que a dominação comunista foi tão ruim quanto a invasão alemã, houve até a cogitação de demolir o monumento, mas o custo seria muito alto.
Apesar de não ser de bom agrado, o edifício fez parte da história do país e hoje abrange instalações de teatro, cinema, museus, restaurantes e até uma universidade.
Também, por ser um arranha-céu, há a possibilidade de ir ao topo para uma vista panorâmica da cidade (não subi, mas dizem ser muito bonita).
Cidade Velha
O principal atrativo de Varsóvia é a Cidade Velha, que foi tombado pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural.
A Rota Real, a rota que os reis faziam para se deslocar entre seus palácios, te leva até a Cidade Velha. A Polônia foi um reinado até 1795, quando os estados da Prússia, Áustria e da Rússia anexaram o país.
A Independência só foi alcançada novamente em 1918, para ser perdida novamente com o início da segunda guerra.
No caminho, você vai encontrar restaurantes, lojas, prédios do governo e vários monumentos históricos; entre eles a estátua do astrônomo Nicolau Copérnico na frente da Academia de Ciências Polonesas, o Palácio Presidencial e a Igreja de Santa Ana.
Castelo Real
Chegando à Cidade Velha a gente se depara com o Castelo Real, que serviu de residência aos reis e do parlamento. Hoje é um museu e inclui peças de Rembrandt.
Algumas partes do Castelo Real tem ingresso separado.
Logo a frente do Castelo Real, se ergue a Coluna do Rei Sigismundo III, que transferiu a capital da Polônia de Cracóvia para Varsóvia.
Praça do Mercado Velho
Após caminhar pelas ruelas, o ponto central da Cidade Velha é a Praça do Mercado Velho (Rynek Starego Miasta), construída no século XIV.
No entanto, a praça sofreu com diversas batalhas e foi destruída cerca de 4 vezes. A última e mais trágica foi durante a 2ª guerra mundial, quando restaram somente algo em torno de 5% das construções.
No pós-guerra, Varsóvia foi novamente reerguida e a Cidade Velha reconstruída. Por fim, em 1980, tornou-se patrimônio mundial pela UNESCO.
Hoje é uma área onde estão instalados restaurantes, bares e lojas de souvenirs.
Museu do Levante de Varsóvia
Um outro ponto turístico que retrata a história de luta do povo polonês é o Museu do Levante de Varsóvia (Muzeum Powstania Warszawskiego).
O Museu do Levante de Varsóvia é uma homenagem a resistência polonesa frente a ocupação nazista e posteriormente a dominação comunista.
Para mim, foi um dos museus mais interessantes que já visitei, pois tem um acervo enorme e é muito interativo para os visitantes.
Museu Frederik Chopin
Para os amantes da música clássica, a cidade é repleta de histórias de Chopin. Um lugar que merece ser visitado é o Museu Frederik Chopin, que traz toda a vida particular e de música de um dos maiores pianistas e compositores da música clássica.
Mesmo eu, que não sou uma fã desse estilo musical, adorei o museu. Por exemplo, do lado de fora, e em todos os lugares da cidade que remetem a Chopin, há uns bancos de mármore em que você aperta um botão e começa a tocar umas de suas obras.
Varsóvia realmente me surpreendeu com toda a sua história e seus atrativos. O que foi relatado neste post é só um pouquinho do que a cidade tem a mostrar.
A cidade não é um destino muito procurado pelos brasileiros, mas acho que vale muito conhecer, até mesmo por ser um lugar barato para os padrões europeus.
Obs: A moeda da polônia é o Zloty e ela é só um pouquinho maior que o valor do real. Dessa maneira deixa a viagem para a Polônia mais em conta do que nos países europeus que utilizam o euro.
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Veja também:
Conheça Poznan, O Berço da Polônia
Utilizando o ônibus turístico em Barcelona