Viagem para a Europa, como economizar
Viajar para a Europa é muito bom, porém não é barato para nós brasileiros. Longe disso.
Mas, será que é possível economizar na viagem para a Europa e mesmo assim aproveitar ao máximo sua férias? Pois aqui temos algumas dicas que podem ajudar você a poupar alguns euros.
- Passagem aérea
- Cartão de débito internacional
- Hospedagem
- Alimentação
- Transporte
- Passes de atrações
- Muito Importante!
- Dica extra para economizar na viagem para a Europa
- Economize mais!
Passagem aérea
A passagem aérea é, possivelmente, o item mais caro numa viagem para a Europa e regra de ouro para não gastar uma fortuna com a passagem aérea é ter flexibilidade de datas.
Tenha sempre uma janela com opções de datas, pois os preços variam muito. Se pretende fazer um roteiro por vários países, pesquise a ida por uma cidade e voltando por outra.
Evite a alta temporada do verão europeu, como julho e agosto. Também próximo ao Natal e Ano Novo os preços sobem bastante.
O ideal é pesquisar com bastante antecedência as melhores ofertas. Nesse caso, o Google Flights ajuda muito. Através dele é possível pesquisar as melhores ofertas nos próximos 6 meses.
Uma dica especial, você pode reservar clicando no link da companhia aérea que está no Google Flights. Já constatamos que, muitas vezes, as ofertas acessadas pelo link não estão disponíveis quando você entra direto no site da companhia!
Normalmente os voos diretos para seu destino costumam ser mais caros. Se você escolher um voo com conexão em outra cidade da Europa para pegar uma tarifa mais barata, veja se a companhia aérea não possibilita um stopover.
O stopover nada mais é do que você ficar alguns dias na cidade antes de seguir para seu destino final. Essa parada pode até sair de graça, sem um custo adicional no valor da passagem.
Outra forma de economizar na viagem para a Europa é usando os pontos dos programas de fidelidade das companhias aéreas, como a Smiles, Latam Pass e Clube Azul.
Mesmo que você não tenha o valor suficiente de pontos para comprar a passagem toda, veja se não é vantajoso comprar com pontos+dinheiro. As companhias brasileiras têm essa opção e, algumas vezes, compensa.
Cartão de débito internacional
Quando viajar para a Europa, a primeira regra do viajante é não ficar convertendo suas compras em Euro para o nosso Real. Quem converte não se diverte, lembre-se disso!
O que você deve fazer é procurar sempre um câmbio mais favorável na hora de comprar a moeda estrangeira, geralmente o Euro. E como fazer isso?
O cartão de débito de conta internacional é a melhor maneira de economizar no câmbio e a forma mais prática para pagar suas compras.
Além de uma taxa de conversão mais baixa, o IOF é de somente um por cento, o que é muito mais vantajoso que o cartão de crédito ou a moeda em espécie.
E uma das melhores opções do mercado é o cartão da Wise, que utilizamos na nossa última viagem para a Europa. Transporte, hotel, comida, tudo pagamos com cartão da Wise.
É muito fácil abrir uma conta na Wise e ir comprando Euro aos poucos. Para isso, você transfere reais para a Wise e aproveita sempre aquele dia em que o câmbio está melhor para converter para Euros.
Por segurança, recomendamos também ter um segundo cartão de outra conta, como por exemplo da Nomad ou Avenue.
Leve muito pouco dinheiro em espécie. Grande parte do comércio não aceita mais pagar em dinheiro, inclusive os hotéis. Tenha um pouco trocado para as gorjetas e uma emergência.
Evite o cartão de crédito ou mesmo débito do seu banco aqui do Brasil. As taxas de conversão são sempre muito desfavoráveis e o IOF pode chegar a 6 por cento em cada compra.
Hospedagem
O hotel na Europa também não é barato, especialmente nas cidades mais turísticas. Por isso, a regra também é pesquisar bastante.
Além do preço da hospedagem e da nota de avaliação, veja se a região do hotel não é muito afastada e com isso você vai gastar muito com transporte.
Na Europa os hotéis, em sua grande maioria, cobram o café da manhã separado, o que pode encarecer o orçamento de alimentação.
Uma das maneiras de economizar é se hospedar em apartamentos e fazer algumas refeições lá mesmo, especialmente se a viagem for feita por mais de 2 pessoas.
Se você já está acostumado com o AirBnb, vá em frente. Mas lembre-se que é muito comum os apartamentos na Europa serem antigos e não ter elevador, o que pode ser um transtorno, dependendo da sua bagagem.
Uma boa opção são os apart-hotéis de rede como os Adagio e da rede Citadines. Eles têm a estrutura de um hotel e a flexibilidade de uma cozinha completa. Nós utilizamos e aprovamos.
Agora, se você é low cost mesmo, sua escolha pode ser o hostel. Na Europa é um tipo de hospedagem muito comum. Alguns hostels, além dos quartos e banheiros compartilhados, também tem quartos privativos.
Alimentação
Não é preciso comer mal para economizar com a alimentação numa viagem para a Europa.
Como já falamos aí em cima, se estiver hospedado em um apart hotel ou AirBnb, aproveite a estrutura para fazer algumas das refeições diárias lá mesmo, especialmente o café da manhã, mas pode ser o jantar também.
Assim você consegue aproveitar o melhor da cidade e ainda economiza. Compre o que precisar no mercado do bairro e nas padarias européias, que são fantásticas. Garanto que você não vai se arrepender.
Para o almoço, procure por restaurantes que oferecem menus fechados. Em Paris, por exemplo, é possível ter uma excelente refeição com entrada, prato principal e sobremesa por menos de 18 euros.
Se você gosta de comida italiana, pode economizar até um pouco mais porque as opções de massa costumam ser mais em conta.
Mas, não é costume em restaurantes europeus compartilhar pratos, até mesmo pizzas. Se você tiver essa intenção, pergunte antes ao garçom se é possível.
Uma dica: antes de entrar no restaurante, pesquise no Google a nota dele. Geralmente uma nota 4 é suficiente para uma boa refeição.
Na maioria das cidades da Europa os restaurantes servem água de graça. Não é a água mineral, é a de torneira mesmo. Mas não se preocupe, ela é potável e de boa qualidade. Refrigerantes e água mineral não são muito baratos.
Transporte
As cidades da Europa tem excelentes sistemas de transporte público. Metrô, ônibus, trem e tram (bonde), aproveite o máximo o transporte público, pois ele funciona e tudo é interligado.
Assim, na viagem para a Europa você pode evitar o Uber ou táxi e economizar bastante, mesmo saindo ou chegando ao aeroporto.
Todos os principais aeroportos da Europa tem excelentes meios de transporte público para você chegar ao centro das cidades e, possivelmente, ao seu hotel.
Mas cuidado com o tamanho das bagagens. Em algumas cidades, como Paris, grande parte das estações de metrô não tem escadas rolantes ou elevador.
Se for ficar muitos dias na cidade, pesquise os melhores passes de transporte do local e veja qual se encaixa melhor para você. Para poucos dias, os passes geralmente não compensam, mas não custa pesquisar.
Em cidades como Amsterdã, Bruxelas, Londres, além de muitas outras, você pode usar o seu cartão de débito para pagar o transporte público. Basta aproximar na catraca dos metrôs ou nos totens dos ônibus.
Em Paris, você pode carregar o seu cartão de transporte pelo aplicativo IDF Mobilites, pagando também com o seu cartão Wise.
Em muitas cidades, como Londres e Bruxelas, há um valor máximo no transporte público. Na prática, se você usar bastante, quando chegar ao teto, o sistema para de cobrar a tarifa. Mas, para isso você deve usar sempre o mesmo cartão de transporte ou de débito.
Passes de atrações
Quase toda cidade turística na Europa oferece combos de passes das suas atrações. Para saber se vale a pena, depende muito do que você pretende fazer na cidade.
Geralmente, para ter uma economia você terá que visitar duas a três atrações por dia para compensar o valor do passe.
Um bom exemplo é o Paris Museum Pass, que você escolhe o passe dependendo da quantidade de dias e pode visitar todas as atrações que estão na lista.
Se estiver na dúvida se vai economizar com esse tipo de passe, separe as atrações que vai visitar e some os valores dos ingressos.
Existem também alguns passes que já incluem o transporte público, como o Lisboa Card, onde você pode usar de forma ilimitada e ainda conhecer algumas atrações da cidade.
Muito Importante!
NUNCA deixe de fazer o seguro viagem com a intenção de cortar gastos. Apesar de sempre fazermos o seguro com o propósito de não usar, o barato pode sair bem caro. É bom lembrar que qualquer emergência durante a viagem sem o seguro sairá em euros e prejudicará muito o seu orçamento.
Se quiser economizar neste ponto, temos desconto na Real Seguro Viagem. É só colocar o cupom QUATROVIAJANTES quando for fazer a sua cotação.
Dica extra para economizar na viagem para a Europa
Para se deslocar nas cidades, pesquisar a nota do restaurante, comprar ingressos, reservar passeios e tudo o mais é fundamental estar conectado à internet o tempo todo. Por isso, é mais prático já sair do Brasil com um chip de celular internacional. Compre o seu chip para celular ainda no Brasil com a AmericaChip. Assim, quando você descer na Europa, já vai estar conectado e pode ir pesquisando o meio de transporte mais barato e rápido para sair do aeroporto.
Esperamos que essas dicas ajudem você a planejar a sua viagem dentro do seu orçamento. Boa Viagem!
Economize mais!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Veja também:
Palácio dos Inválidos e a Tumba de Napoleão em Paris
4 passeios bate e volta saindo do Porto