Visitamos as Caves Ferreira e provamos o vinho do Porto
A visita às caves e a degustação do vinho do Porto é um passeio bastante tradicional dos turistas que visitam Portugal. Apesar de estar no nosso roteiro conhecer as caves, não fizemos reserva antecipada. Ainda assim conseguimos visitar as Caves Ferreira.
Começamos nosso passeio em Vila Nova de Gaia almoçando no Rabelos Restaurante. Depois disso, já com ameaça de chuva, decidimos caminhar um pouco pelas margens do Rio Douro para tentar uma visita às caves.
Não custa lembrar que os famosos vinhos do Porto não são inteiramente produzidos no Porto ou em Vila Nova de Gaia.
As uvas são cultivadas no Vale do Douro, numa região demarcada em 1756 para a produção de vinhas. Régua e Pinhão são as cidades produtoras mais conhecidas.
Somente o armazenamento do vinho é em Vila Nova de Gaia, na margem do Rio Douro, bem em frente a cidade do Porto.
Desse modo, estando no Porto, basta atravessar uma das pontes, sendo a Ponte Luís I a mais conhecida, para você visitar as caves.
A cave mais próxima de onde estávamos era a Caves Vasconcellos. No entanto, ao chegarmos lá, fomos informados que só havia disponível um tour em francês naquela tarde.
Como nós, tupiniquins, não dominamos nada da língua francesa, desistimos de visitar a cave. O engraçado é que o recepcionista fez uma cara tipo “como vocês não entendem francês?”
Caves Ferreira
Decidimos ir então até a Caves Ferreira. Ela é bastante tradicional e já tínhamos lido um pouco sobre ela.
Na Caves Ferreira havia disponível um tour iniciando em meia hora, mas em inglês. Em português somente no final do dia. Escolhemos o tour em inglês mesmo.
Portanto, uma sugestão para esses passeios é escolher antecipadamente uma das caves de sua preferência e reservar o tour pela internet, até mesmo porque existem opções diferentes de tour.
No caso Caves Ferreira, basicamente o tour é igual, o que diferencia um do outro é a quantidade e o tipo dos vinhos incluídos na degustação.
As opções são:
- Visita Clássica: prova de 2 vinhos do Porto
- Visita Premium: prova de 3 vinhos do Porto
- Visita Casa Ferreirinha: prova de 3 vinhos do Porto de categoria superior
- Visita Dona Antónia: prova de 5 vinhos, num espaço reservado
Nós, como não somos experts em vinho, escolhemos a visita clássica.
Mas há muitas opções de passeios e visitas com degustação de vinho do Porto. Confira abaixo algumas opções que podem ser adquiridas com nosso parceiro.
Tour das Caves Ferreira
A visita começa com uma explicação das origens da vinícola, afinal um pouco de história que não faz mal a ninguém.
A Ferreira é uma marca com mais de 250 anos. Sua história começa em 1751, antes ainda da área demarcada do Douro. No século XIV, através dos netos do fundador, a marca iniciou sua expansão, porém foi Dona Antónia Adelaide Ferreira, a dona Ferreirinha quem realmente impulsionou, não só a Ferreira, mas toda a viticultura da região do Douro.
Viúva, dona Antônia assumiu a empresa aos 33 anos e na sua administração a Caves Ferreira chegou a ter mais de 30 quintas na região do Douro.
Por fim, em 1987 os herdeiros venderam a Ferreira para o grupo português Sogrape Vinhos, que ainda mantém os valores tradicionais implantados por dona Ferreirinha.
Depois da explanação inicial somos levados aos corredores onde ficam depositados os barris de carvalho que armazenam os vinhos do porto.
Ali também é feita uma explicitação detalhada do processo de fermentação e armazenamento de cada tipo de vinho. Sim, porque mesmo o vinho do porto tem várias diferenciações.
Passamos então por uma sala que é um pequeno museu, com objetos antigos que fizeram parte da história da vinícola.
Degustação do vinho do Porto
Por fim, veio a degustação dos vinhos. O vinho do porto é um vinho mais doce e mais alcoólico que os vinhos de mesa, servindo como aperitivo, no caso do tawny, ou digestivo, como no caso do vinho tinto, quase um licor.
Não custa lembrar, no entanto, que a Ferreira também produz ótimos vinhos de mesa para degustar durante as refeições.
Ao sairmos, chovia muito e a prova de vinhos ajudou a esquentar o final de tarde.
Vale a pena visitar as caves do vinho do Porto?
Se vale a pena? Bem, se você aprecia um pouquinho de vinho já pode ser interessante, mesmo que você não seja um entusiasta. Podemos dizer que metade do custo do ingresso se refere a degustação dos vinhos.
Por certo, sendo um apreciador e conhecedor de vinhos talvez você prefira as visitas mais caras e com vinhos mais elaborados, e, neste caso, incluir até mesmo um passeio para conhecer a área de cultivo e produção.
No entanto, no caso de você realmente não apreciar vinho, aí pode ser que não valha a pena. Você decide.
Não deixe de ler nosso post sobre a cidade do Porto, a belíssima cidade no norte de Portugal e confira abaixo todas as os passeios e atrações que ela oferece.
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Leia Também:
Primeiros passos para a sua viagem internacional
A Bela e Charmosa Cidade do Porto
Cracóvia, a Capital Medieval da Polônia
Tem dúvidas, dicas ou opiniões? Deixe o seu comentário!