Wroclaw, um encanto no sul da Polônia
Durante o período em que passei na Polônia, conheci diversas cidades, algumas bastante conhecidas, como Varsóvia e Cracóvia, outras das quais nem havia ouvido falar, entre elas Wroclaw.
- Praça do Mercado e Prefeitura de Wroclaw
- Universidade de Wroclaw
- Igrejas góticas
- Curiosidades em forma de arte
Wroclaw é uma cidade encantadora que eu resolvi visitar após uma amiga ir e me falar das belezas locais.
Wroclaw fica no sul da Polônia, perto das fronteiras com a Alemanha e com a República Tcheca. Foi tomada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e se tornou um centro bélico alemão.
Apesar disso, estava intacta até os russos à bombardearem e expulsarem os nazistas da cidade. Durante a Guerra Fria, assim como todo a Polônia, Wroclaw ficou na área da União Soviética.
Para chegar a Wroclaw fui de trem, partindo da Estação central de Poznan, onde eu estava fazendo meu estágio. A viagem durou cerca de duas horas e desci na estação central, Wroclaw Glowny, que é muito bonita.
Praça do Mercado e Prefeitura de Wroclaw
O primeiro lugar que fui visitar foi a Praça do Mercado, que săo tradicionais nas cidades polonesas, e sempre muito belas.
Na Praça do Mercado está localizado o prédio histórico da Prefeitura de Wroclaw, que hoje funciona como museu da cidade.
O edifício foi construído entre os séculos XIII e XVI, e não foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de ter sido bombardeado, mas a bomba somente quebrou o telhado e não explodiu.
Na frente do prédio tem um pelourinho onde as pessoas eram punidas durante a Idade Média. Quando fui, no final de semana, o museu estava fechado.
Vale a pena reparar na arquitetura dos prédios medievais da Praça do Mercado, pois são lindíssimos!
Universidade de Wroclaw
Depois de passear um pouco pelo centro histórico, fui até o famoso prédio da Universidade de Wroclaw. Para visitar o local, é cobrado um ingresso.
O prédio histórico serve de museu e conta a história da Universidade, que tem orgulho dos seus 11 vencedores do Prêmio Nobel, sendo a maioria em física e química.
Ao centro do prédio fica a Torre Matemática. Lá, há um terraço onde é possível observar a cidade e que serviu de Observatório Astronômico para a Universidade de Wroclaw.
Porém o que me chamou a atenção foram as belíssimas salas de aula no estilo barroco, da época dos jesuítas, com muita pintura e detalhes em ouro.
Igrejas góticas
Andando pelas ruas da cidade, vi uma movimentação do outra lado de uma ponte, para onde vários turistas estavam indo. Resolvi ir na mesma direção e me deparei com duas belas igrejas.
Primeiro a Igreja Colegiada da Santa Cruz e São Bartolomeu e, uns metros depois, a Catedral de São João Batista, ambas com estilo gótico.
No caminho, alguns prédios da arquidiocese trazem fotos dos bombardeios sofridos durante a Segunda Guerra Mundial.
Curiosidades em forma de arte
Duas curiosidades da cidade, a primeira é a obra “The Anonymous Passerby” do artista Jerzy Kalina, que fica próxima a estação de trem.
Na obra, em uma esquina as pessoas estão sendo sugadas pelo solo. E do outro lado, estão ressurgindo.
Isso representa as pessoas que sumiram durante a lei marcial e também a ascensão do povo polonês após a queda do regime comunista.
A outra curiosidade é que em diversos pontos existem pequenas estátuas de gnomos. Elas representam as atividades diárias, um ponto comercial, uma atração e por aí vai.
A figura do gnomo surgiu como forma de protesto durante o comunismo, assim a população colocava cartazes com figuras de gnomos como protesto.
Os russos não gostaram da ideia e resolveram proibir esses cartazes. A população, então, vestia chapéus de gnomos alaranjados, criando um movimento chamado de Alternativos Laranjas.
Em 2001, os gnomos voltaram à cidade em forma de estátuas de bronze e hoje já são mais de 300 espalhados pela cidade.
Como só fiquei um dia em Wroclaw nāo consegui ver todos seus atrativos, mas é realmente uma cidade polonesa encantadora e repleta de história.
Quando fui, era época de férias de verāo, e a cidade estava muito cheia, inclusive de alguns pedintes, o que me incomodou um pouco, mas nada que pudesse atrapalhar meus passeios.
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Leia Também:
Conhecendo Giverny e os Jardins de Monet
A bela e charmosa Cidade do Porto em Portugal
Cracóvia, a capital medieval da Polônia
Tem dúvidas, dicas ou opiniões? Deixe o seu comentário!