4 passeios bate e volta saindo do Porto
A Cidade do Porto por si só é lindíssima e vale muito a pena conhece-la quando visitar Portugal. Mas ela também pode servir de base para alguns passeios para cidades próximas que podem ser feitos de carro ou transporte público. Mostramos aqui 4 passeios bate e volta saindo do Porto que já fizemos e aprovamos!
Guimarães
Guimarães é conhecida por ser o berço de Portugal, pois foi lá que nasceu o primeiro rei português, Dom Afonso Henriques.
O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques são algumas das principais atrações da cidade.
O Castelo de Guimarães teve papel decisivo na criação do Reino de Portugal. O castelo tem as muralhas externas bem conservadas, já o interior não tem muita coisa. Mesmo assim, dentro há um pequeno museu, que conta a história da criação de Portugal e seu primeiro rei, Dom Afonso Henriques.
O paço dos Duques de Bragança é uma enorme construção originária do século 15. Após um período de abandono, foi restaurado no meio do século 20. Hoje o paço abriga um museu e também é residência oficial da presidência de Portugal no norte do país.
O Centro histórico de Guimarães também é muito bem conservado e vale a pena uma caminhada por lá.
De ônibus do Porto, vai levar menos de uma hora para chegar em Guimarães. Há várias opções de horários, com saída do terminal da Campanhã. O trem tem menos opções de horários e é mais caro. De carro, são 40 minutos.
Braga
Braga tem mais de 2000 anos de história, é a cidade mais antiga de Portugal, mais que o próprio reino. Também é a cidade com um dos maiores centros religiosos de Portugal, incluindo muitas igrejas antigas.
Braga foi fundada pelos romanos, por isso também as vezes é chamada de “Roma portuguesa”.
Entre as principais atrações está o Santuário do Bom Jesus do Monte, que fica no alto de uma colina e é acessível por um funicular.
Para ir a Braga há muitas opções de trem ou ônibus a partir do Porto. Tanto um como outro tem opções rápidas e baratas que levam, em média, 50 minutos para percorrer o trajeto. De carro são cerca de 40 minutos.
Coimbra
Embora o primeiro rei tenha nascido em Guimarães, Coimbra foi a primeira capital do Reino de Portugal. A atração mais famosa a cidade é a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal, fundada em 1290.
Na universidade fica a Biblioteca Joanina, considerada uma das mais belas do mundo. Mas atenção, a biblioteca tem número limitado de visitantes e é muito concorrida.
Além da Universidade, Coimbra tem muitas igrejas históricas e o destaque vai para a Sé Velha. A igreja é tão antiga que lá foi coroado o segundo Rei de Portugal, D. Sancho I, em 1185!
De carro, ônibus ou trem, Coimbra fica a cerca de uma hora e meia da cidade do Porto. As passagens de ônibus, pela Rede Expresso, começam em menos de 4 euros, com vários horários!
Aveiro
Aveiro é conhecida por ser a Veneza Portuguesa, fica a cerca de 50 minutos de Porto. O passeio mais tradicional é com os moliceiros (barcos) que navegam pelos canais da cidade. O passeio de barco dura mais ou menos 45 minutos e os preços iniciam em 12 euros.
Além do passeio dos moliceiros, aproveite para comer em um dos ótimos restaurantes de frutos do mar e tirar fotos das casinhas coloridas da Costa Nova.
Quer saber mais sobre horários e preços para chegar nessas cidades?
Para ônibus consulte o site da Rede Expressos
Para trens consulte o site dos Comboios de Portugal
Gostou das dicas? Comente com a gente!
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Leia também:
Oceanário de Lisboa, vale conhecer?
Livraria Lello, o cenário de Harry Potter