Não erre ao escolher hotel em Paris
**atualizado jan/2024
Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo. A oferta de hotéis é imensa, mas um tanto cara para nossos padrões.
Por isso, a escolha do hotel é uma das questões mais importantes para quem visita Paris, seja pela primeira vez ou para revisitar a cidade luz.
Pensando nisso, montamos este post com algumas dicas para que você não erre ao escolher hotel em Paris.
Neste Post
- Como paris é dividida?
- Quais são os bairros de Paris?
- Hotel sem ar condicionado?
- O que levar em conta ao escolher hotel em Paris
- Conclusão
Como paris é dividida?
Em Paris, um dos itens que mais geram dúvidas para os visitantes de primeira viagem é a questão da localização dos hotéis.
Vamos explicar rapidamente como a cidade de Paris é organizada.
Paris em si não é muito grande e a divisão da cidade em poucos bairros facilita bastante.
Paris se divide em vinte bairros chamados arrondissements, que estão dentro de um anel periférico, muito fácil de ver em qualquer mapa da cidade.
Assim, o que está fora do anel periférico não é cidade de Paris, são as cidades periféricas, a região metropolitana.
A primeira dica é, prefira sempre ficar dentro deste perímetro dos vinte bairros.
Uma das maneiras de ver se o hotel que você está pesquisando está localizado dentro de Paris, sem olhar o Google Maps claro, é pelo código postal do hotel, que consta no endereço.
Do 75001 ao 75020 é Paris. Exemplificando, o código postal 75001 corresponde ao arrondissement 01, o 75002 ao arrondissement 02 e assim por diante. Qualquer outra coisa fora disso, é periferia da cidade. Por exemplo, iniciando por 92000 está fora de Paris.
Não que você deva descartar totalmente a opção de ficar fora do anel central, mas você deve avaliar o custo benefício.
Então consulte se o metrô chega até próximo do hotel, quanto tempo levará o deslocamento até o centro e a região onde está localizado.
A periferia tem alguns lugares meio estranhos e outros que podem ser bem agradáveis, como a região de Vincennes.
Quais são os bairros de Paris?
Voltando aos 20 arrondissements, que compõem Paris. Os melhores, em termos de localização, obviamente, são os bairros mais centrais, do 01 ao 11.
Mas isso tem um preço, claro. Normalmente os hotéis mais caros são os mais centrais.
Mas não desanime, logo ao chegar você vai descobrir que em Paris, quase tudo é perto. Os bairros 12 ao 15 são muito agradáveis, com excelentes opções de hotéis e restaurantes.
Se há bairros dentro de Paris a serem evitados, seriam o 19 e 20, que são bairros com poucos hotéis e considerados um pouco menos seguros.
O arrondissement 18, Montmartre, é um bairro muito peculiar. É boêmio, com ladeiras e poucas estações de metrô. Nele se localiza a famosa Sacre Coeur. Alguns simplesmente amam essa região, outros nem tanto.
De qualquer modo, na maioria dos bairros é muito fácil encontrar hotéis com estações de metrô próximas e que te possibilitem ir a qualquer lugar de Paris.
Achamos bom também evitar os arredores das grandes estações de trem, como a Gare du Nord, pois tem muito burburinho e é mais sujeito a ação dos pickpockets, os batedores de carteira.
Hotel sem ar condicionado?
Todos os hotéis europeus possuem calefação. Então o inverno não é problema. Mas acredite, boa parte ainda não tem ar condicionado nos quartos.
Portanto, se você pretende ir no verão europeu, principalmente julho e agosto, leve isso em conta. Mesmo hotéis de rede, como alguns Íbis, podem não ter ar condicionado.
O que levar em conta ao escolher hotel em Paris
Nós,antes de definirmos um hotel, normalmente consultamos sites como o Trip Advisor e o Booking e prestamos atenção em alguns detalhes.
Sobretudo, leia os comentários de quem já se hospedou, não se baseie somente na nota. Verifique se há queixas de higiene ou segurança porque essas são realmente importantes e são hotéis a serem evitados.
Por outro lado, desconsidere comentários que não afetam sua estadia. Por exemplo, Se você não pretende tomar café da manhã no hotel, não leve em conta comentários negativos sobre esse serviço.
Também a nota geral do hotel tem que ser analisada. Observe que, algumas vezes, temos hotéis com notas muito altas mas que se destinam a um público específico, que pode não ser o seu.
Por exemplo, um hotel de 1 ou 2 estrelas com nota 9 será que é melhor que um hotel 4 estrelas com nota 7.5? Leve em conta que o hóspede do hotel 4 estrelas é mais exigente e o hotel de 1 estrela com nota 9 pode ter banheiro compartilhado (sim, isso acontece).
Se você for viajar com agência, leia as avaliações do hotel que a agencia escolheu para seu pacote. E, se não gostar, solicite outro hotel. Muitas promoções das agencias de viagem tem péssimos hotéis no pacote.
Outra coisa que algumas pessoas comentam, principalmente ao escolher hotel numa cidade como Paris, é se vale a pena ficar num dos clássicos e charmosos hotéis parisienses ou se hospedar em hotéis de rede conhecidos.
Podemos dizer que é uma escolha muito pessoal, mas aí vão algumas dicas.
Nos hotéis de rede (Ibis, Mercure, etc…) você tem a segurança de saber o que você vai encontrar, já que são padronizados. Mas eles não tem o charme e o romantismo dos hotéis tradicionais de Paris.
Nos hotéis mais com a cara de Paris a escolha deve ser um pouco mais apurada. Assim, além da questão do ar condicionado, observe se há elevador, se o banheiro não é compartilhado ou se as instalações não são muito antigas.
Neste caso, desconfie de preços muito baixos. Os hotéis razoáveis começam a partir de 150 euros.
Se você optar pelos hotéis de rede, você poderá encontrar algumas boas opções em torno dos 125 euros, principalmente da rede Ibis, que são numerosos em Paris.
Mas os mais baratos são normalmente em regiões um pouco mais afastadas, dentro ou fora do anel periférico.
Como falamos, avalie o custo benefício, já que você dependerá mais do transporte público.
Diferentemente do Brasil, os hotéis da rede Ibis na Europa não tem frigobar e cofre no apartamento. Mas, geralmente, são limpos e com camas bem confortáveis.
Em sua quase totalidade os hotéis de Paris cobram o café da manhã separadamente.
Conclusão
Nós já experimentamos hotéis de rede e hotéis mais clássicos em Paris.
No hotel de rede foi exatamente aquilo que esperávamos encontrar. Limpo, cama e chuveiro bons, porém sem qualquer charme e agrado a mais.
Já o outro hotel em que ficamos, clássico da arquitetura parisiense, no geral era bom também. Mas, alguns detalhes, que não apareciam nos comentários sobre o hotel, nos decepcionaram, como a cama um tanto desconfortável, já que o colchão estava bem gasto.
Por fim, relaxe. Com tantas atrações a serem visitadas em Paris, ao final do dia você precisará somente do conforto de uma boa cama e um bom chuveiro para repor as energias.
Pense nisso ao escolher hotel em Paris.
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Veja também:
Primeiros passos para a sua viagem internacional