Compras,  dicas,  Estados Unidos

Cartões de débito no exterior, qual o melhor?

Na nossa viagem pelos Estados Unidos e Canadá, levamos 4 cartões de débito de contas internacionais e testamos todos eles.

Os cartões que levamos foram da Wise, Nomad, BB Americas e Avenue. Como eles se saíram? Será que eles pagaram todas as nossas contas?

Todos eles foram carregados em USD (dólar americano) e, no caso do Wise, também em CAD (dólar canadense) ainda no Brasil, antes da viagem. Nenhum cartão tem taxa extra para compra. Já para saque, há regras diferentes.

Wise

O Wise é o cartão que pode ser carregado em diferentes moedas.

Usamos muito e ele foi aceito na maioria das vezes, mas tivemos alguns problemas. 

No interior dos EUA, o cartão da Wise foi recusado em todas as máquinas das bombas de abastecimento dos postos de gasolina. 

Como quase todo mundo já sabe, os postos de gasolina nos Estados Unidos são self-service. E a maneira mais fácil de abastecer é inserir o cartão, abastecer e pegar o recibo. 

Como o Wise foi recusado nas máquinas, uma opção seria tentar pagar dentro da loja de conveniência do posto com o cartão. Mas, como a gente tinha outros cartões, nem tentamos isso.

cartão Wise
Cartão Físico da Wise

Já no Canadá não conseguimos passar o cartão Wise na Apple do shopping CF Toronto Eaton Centre. 

Entretanto, utilizamos ele em restaurantes, mercados, outras lojas e funcionou direitinho.

O Wise também foi utilizado para sacar dólares canadenses em Toronto. Sacamos 100 CAD e fomos taxados em 2,50 CAD.

Lembrando que essa taxa é cobrada pelo banco detentor do caixa eletrônico e pode variar bastante.

Nomad

O cartão da Nomad também foi muito utilizado e funcionou todas as vezes nos Estados Unidos, inclusive para abastecer o carro.

Usamos também no Canadá, quando não funcionava o cartão da Wise. Embora seja carregado em dólares americanos, o cartão Nomad converteu automaticamente o valor de USD para CAD. A conversão foi pelo câmbio oficial, sem taxa extra. 

cartão Nomad
Cartão Físico da Nomad

Não utilizamos o Nomad para sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

BB Américas

O BB Américas é um cartão para correntistas do Banco do Brasil e, talvez por isso, não muito conhecido.

Nós também usamos bastante ele nos Estados Unidos e não tivemos qualquer problema.

BB Americas
Cartão Físico do BB Américas

O BB Américas foi o cartão que mais utilizamos nos postos de gasolina.

Ele é carregado somente em dólares americanos e, portanto, não usamos no Canadá.

Avenue

Tínhamos somente o cartão virtual da Avenue, já que para ter o cartão físico, a Avenue cobra uma taxa um tanto salgada. No fim, ele acabou sendo o menos utilizado. 

Avenue
Cartão virtual da Avenue

Mas, não tivemos qualquer problema, inclusive no Canadá, onde também não identificamos taxa de conversão para o dólar americano. 

Só não testamos ele nos postos de gasolina. 

Quando você precisa do cartão de crédito

A maioria dos hotéis exige um cartão de crédito como garantia no check-in, embora alguns até aceitam o cartão de débito. 

Já para pagar a conta, conseguimos pagar todos os hotéis com os cartões de débito. Alguns hotéis bloquearam o valor no cartão de crédito como garantia e após o pagamento no débito esses valores foram estornados. 

Sobre os aluguéis de carro, pagamos antecipadamente, em real, quando fizemos a reserva (pela RentCars). Mas na retirada do carro, todas as locadoras exigem um cartão para cobrir despesas extras, como danos, pedágios, multas, etc.

A Alamo, nos EUA, aceitou o cartão de débito da Wise para essas despesas, o que até estranhamos, já que em outras vezes exigiram o cartão de crédito. 

A Avis, no Canadá, exigiu o cartão de crédito para todas as despesas extras, incluindo o pagamento do motorista adicional que fizemos na hora da retirada do carro. Foi a única despesa que tivemos no cartão de crédito durante a viagem.

Ponto para a Alamo!

Conclusões sobre os cartões de débito internacionais

Atualmente o cartão de débito de contas internacionais é o meio mais prático e econômico de pagar suas despesas de viagem no exterior. Isso porque ele tem um IOF de apenas 1% e a taxa de conversão para compra de moeda estrangeira é mais vantajosa, em comparação com dinheiro em espécie e cartões de crédito.

Além disso, você pode ir depositando aos poucos, aproveitando as quedas momentâneas das moedas e assim, fazendo uma espécie de poupança para sua viagem.

Mas aconselhamos a ter pelo menos dois cartões diferentes para não correr riscos de não aceitação em um ou outro lugar, como mostramos acima.

Mesmo assim, é fundamental levar também pelo menos um cartão de crédito com um bom limite e liberado para uso no exterior, até mesmo para um uso emergencial. 

Cada vez mais, levar dinheiro em cash está se tornando dispensável. Leve o mínimo necessário para pequenas despesas e gorjetas. Em muitos lugares, principalmente na Europa, algumas lojas sequer aceitam dinheiro em espécie.


Economize na sua viagem!

Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.

Compare os melhores seguro viagem com a Seguros Promo. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 15% de desconto!

Compre o seu chip para celular no Brasil com OMeuChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 15% de desconto!

Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.

Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.


Leia também:

Compras nos EUA, tudo sobre o Sales Tax

Berlin Welcome Card, o que você precisa saber

Nosso top 5 do Universal’s Islands of Adventure

Siga o Quatro Viajantes no Facebook e Instagram!

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *