Ópera Garnier de Paris, vale a pena conhecer!
Se você já foi a Paris provavelmente você já a viu, nem que seja de longe, e a achou linda. Mas você já visitou o interior da Ópera Garnier de Paris?
Pois é, era nossa quarta vez em Paris e somente desta vez entramos na Ópera Garnier para conhece-la em detalhes. Podemos dizer que valeu bastante a pena!
A Ópera Garnier de Paris fica no 9º arrondissement. Tem fácil acesso pelas linhas 3, 7 e 8 do metrô (estação Opéra) e pelo RER A (estação Auber).
A Ópera está aberta para visitação em geral todos os dias das 10:00h às 16:30h (no alto verão até às 18:15h). Entretanto, em algumas datas excepcionais ela pode fechar.
Os ingressos podem ser comprados logo aqui embaixo
História da Ópera Garnier de Paris
Para começar, foi Napoleão III quem idealizou a Ópera Garnier de Paris. Isso lá em 1860. A obra foi supervisionada belo Barão Haussmann.
Para quem não sabe, o Barão Haussmann foi o responsável pela transformação urbana de Paris. Então devemos ao Barão Haussmann a Paris que conhecemos hoje, com avenidas largas, belas praças e suntuosos prédios públicos.
A obra da ópera durou 15 anos e, em 1875, foi inaugurada com o nome de Ópera Nacional de Paris.
A mudança de nome para Ópera Garnier ocorreu depois da construção da Ópera Bastille, em 1989, pois a partir daí as duas casas de espetáculos passaram a constituir a Ópera Nacional de Paris.
O nome atual da Ópera é em homenagem ao seu arquiteto, Charles Garnier.
Ópera Garnier – fachada
Antes de entrar, dedique um tempo para a fachada da Ópera Garnier, pois ela é muito bonita. Assim, não é a toa que é chamado de Palais Garnier (Palácio Garnier).
Observe as duas esculturas douradas lá no alto, chamadas de L’Harmonie e La Poésie. Elas representam a música e a poesia.
Desça os olhos e você vai ver entre as colunas da fachada os bustos de vários compositores famosos como Mozart, Rossini e Beethoven.
Ópera Garnier – interior
Mas o melhor fica para o interior do Palais Garnier. De cara, a primeira coisa que chama atenção na entrada é a Grande Escadaria, feita em diversos tons de mármore.
Para compor o ambiente belos candelabros e vários balcões rodeiam a escadaria. Por fim, o teto, uma verdadeira obra de arte, pois a pintura descreve os triunfos do deus Apolo, muito lindo!
Lindo também é o Grand Foyer, que é um longo corredor com mais de 150 metros e 18 de altura.
Era ali que a alta sociedade parisiense conversava e relaxava antes de começar o espetáculo. Parece muito com o Salão dos Espelhos de Versalhes. Só que ainda mais luxuoso e mais ornamentado!
O Auditorium é a sala de espetáculos. Da mesma maneira que no resto do edifício, tudo ali é grandioso, desde a decoração até o imenso palco, que acomoda até 450 artistas.
Entretanto, duas coisas chamam mais a atenção no auditório. O grande candelabro central (que pesa mais de 6 toneladas) e a atual pintura do teto, feita pelo artista Marc Chagall em 1964.
Se bem que a pintura de Marc Chagall deu alguma polêmica na época, porquê encobriu a pintura original, o que resultou em muito protesto.
Cada canto do Palais Garnier é decorado com muitas estátuas e objetos históricos. Assim, outros ambientes também merecem nosso olhar. Destaque para a biblioteca e a mostra de trajes que compuseram espetáculos famosos.
Por fim, não deixe de ir até a varanda do edifício. Dá para tirar umas belas fotos de Paris.
Pelos detalhes, pelo luxo e beleza, visitar a Ópera Garnier é um excelente programa para quem visita Paris. E se você puder assistir um espetáculo na Ópera, aí será inesquecível!
Comente aí pra nós se você já visitou ou pretende visitar a Ópera Garnier!
Clique no banner do nosso parceiro GetYourGuide para mais passeios e atrações de Paris!
Economize na sua viagem!
Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.
Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!
Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!
Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.
Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.
Leia também:
Conheça o Pantheon e o Jardim de Luxemburgo em Paris
Visitamos a Disneyland Paris! E gostamos muito!
Palacio dos Inválidos de Paris
Tem dúvidas, dicas ou opiniões? Deixe o seu comentário!