Passeando pela Grand Place de Bruxelas em um dia de sol de outono
Europa,  França,  Hospedagem,  Transporte

Quanto custa viajar para a Europa?

Quanto custa viajar para a Europa? Neste post vamos mostrar o quanto gastamos nos 13 dias que passamos viajando por lá. Para facilitar, mostramos os valores por pessoa.

Desta vez passamos pela Holanda, Bélgica e França, três países muito visitados na Europa, mas que também estão entre os mais caros!

Exceto as passagens aéreas, todos os valores estão em Euros. Embora atualmente esteja difícil um câmbio favorável, pode dar uma boa ideia de quanto você precisa juntar para sua viagem.

Lembrando que os preços das atrações e passeios são do final de 2024. Assim, podem ter sofrido alguma alteração.

Gastos em Amsterdam

Amsterdam foi a primeira parada na nossa última viagem pela Europa. Passamos quatro dias e vamos detalhar quanto gastamos em cada item.

Para começar a nossa viagem, ficamos hospedados no MEININGER Hotel Amsterdam City West, fora do centro, mas somente a 7 minutos de trem da Estação Central.

Canais de Amsterdam na Holanda em uma manhã de outono
Canais de Amsterdam

Reservamos um quarto para quatro pessoas com café da manhã. Para as quatro noites cada um de nós gastou 225 euros, ou seja, um pouco mais de 56 euros por dia com hospedagem.

Em Amsterdam, como em toda a viagem, só utilizamos o transporte público, que aliás funciona muito bem! 

Foto do tram de Amsterdam para mostrar os gastos do transporte público de Amsterdam, exemplo de quanto custa viajar para a Europa
Tram de Amsterdam

Usamos trem e tram dentro de Amsterdam, no trajeto para o aeroporto e também para conhecer os moinhos de Zaanse Schans. 

Pagamos diretamente com nosso cartão Wise, o que foi muito prático, pois não precisamos comprar nenhum cartão de transporte. No total gastamos 29 euros por pessoa com transporte.

A comida na Holanda não é muito barata. Somando o almoço e um lanche à noite, cada um de nós gastou 111 euros com comida, isso somando todos os dias em que passamos lá. Para ficar um pouco mais em conta, no almoço optamos por restaurante de comida italiana.

Nessa conta ainda falta o café da manhã que tomamos no hotel e teve um custo de cerca de 40 euros para cada um, no total das diárias.

No fim, o gasto médio diário com alimentação foi de 37,75 euros por pessoa. Aí está incluída a famosa torta de maça da Winkel 43, não deixe de ir!

Em frente ao painel do museu Van Gogh em Amsterdam
Museu Van Gogh

Das atrações de Amsterdam, a gente escolheu fazer o Museu do Van Gogh, que custou 22 euros, o passeio de barco pelos canais da cidade, por 12 euros, e a Casa da Anne Frank, que custou 16 euros. 

Powered by GetYourGuide

Pelos três ingressos cada um de nós pagou um total de 50 euros. (Note que não fomos no Heineken Experience, uma das atrações mais famosas da cidade). 

Somando todos os nossos gastos em Amsterdam, foram 415 euros para cada um nas quatro noites na cidade. Isso sem contar as comprinhas, que é um gasto muito pessoal, mas que na maioria das vezes se resumem às tradicionais lembrancinhas.

Gastos em Bruxelas

Bruxelas foi a segunda cidade nessa eurotrip e a primeira vez que a visitamos. Passamos três noites por lá, sendo que um dia fizemos um bate e volta até Bruges, o que nos deixou um pouco mais de um dia para explorarmos a cidade.

Passeando pelo centro histórico de Bruxelas numa manhã de outono, olhando os prédios medievais
Centro histórico de Bruxelas

Como saímos de Amsterdam, a gente escolheu fazer esse trecho de trem, que teve um custo de 29 euros por pessoa.

Em Bruxelas escolhemos ficar hospedados no Citadines Toison d’Or Brussels Aparthotel, com estrutura de cozinha. É bem localizado, mas fora do centro histórico. Isso nos permitiu flexibilizar algumas refeições. Essas três noites saíram um total 150 euros por pessoa, o que dá 50 euros por dia.

Também em Bruxelas, usamos o transporte público para tudo! Desde sair da estação de trem até passear pelo centro da cidade, sempre usando nosso cartão Wise diretamente nas leitoras do metrô. No total gastamos 22 euros por pessoa nos 3 dias.

A comida na Bélgica também não é muito barata. Com todas as refeições, incluindo o café da manhã, que fizemos no nosso apartamento, gastamos 98 euros por pessoa, uma média de 32 euros por dia. 

Aqui não somamos os famosos chocolates, já que cada um comprou o que queria.

Powered by GetYourGuide

Acabamos não escolhendo nenhuma atração paga de Bruxelas, preferimos caminhar pelo centro histórico. Mas fizemos um bate e volta até Bruges, que custou 34 euros por pessoa.

Sentada no muro dos  canais de Bruges na Bélgica
Bruges – Bélgica

Somando todas as despesas nos gastos em Bruxelas, ficou em 333 euros para cada um, nas três noites na cidade. 

Gastos em Paris

Paris é uma velha conhecida nossa, tanto que foi a nossa quinta vez na cidade. Mas já haviam se passado 6 anos desde a nossa última visita e estávamos receosos dos gastos. Mas, será que Paris é tão cara mesmo?  

Vamos conferir nossos gastos em Paris nas cinco noites em que ficamos lá.

Vista da torre Eiffel em foto tirada do alto do Arco do Triunfo
Torre Eiffel vista do Arco do Triunfo

Mais uma vez a gente utilizou o trem para chegar em Paris. A passagem de Bruxelas para Paris custou 49 euros por pessoa.

Em Paris também ficamos em um apart-hotel, o Adagio Paris Nation, no 12º arrondissement, que é uma área mais residencial e que nos agradou muito.

No total, as cinco diárias saíram por 308 euros para cada um, quase 62 euros por dia. É um valor alto, mas hospedagem em Paris é bem cara.

Mesmo assim, foi necessário muita pesquisa para achar o melhor custo-benefício. Valores mais baixos, só na periferia da cidade, já fora do anel central.

Arco do Triunfo de Paris, com muitos turistas
Arco do Triunfo – Paris

Para o transporte, escolhemos o passe Navigo semanal com uso ilimitado, que custou 31 euros por pessoa. Inclusive, utilizamos ele para irmos a Versailles e ao aeroporto de Orly.

Havia uma expectativa que o passe semanal fosse acabar em 2025, mas ele continua sendo vendido.

Ele é ideal para quem vai ficar pelo menos 4 dias em Paris e programa sua chegada para o começo da semana, ja que ele vale de segunda a domingo.

Uma boa surpresa foi a comida, que acabou saindo mais barata que nos outros lugares. O café da manhã fizemos no próprio hotel, comprando nas brasseries do bairro. 

Algumas noites também lanchamos no nosso apartamento. Mas pelo menos uma vez por dia fizemos uma refeição em um restaurante. Com o café da manhã, almoço e jantar, gastamos 125 euros por pessoa, o que dá uma média de 25 euros por dia. 

Como Paris tem muitas atrações para visitar, compramos o Paris Museum Pass para três dias, que saiu por 93 euros por pessoa. Todas as atrações que escolhemos já estavam nesse passe.

Jardim de Luxemburgo em Paris no outono, mostrando o colorido das árvores
Jardim de Luxemburgo – Paris

Somando todas as despesas, gastamos 606 euros para cada um nesses cinco dias. Mais uma vez, as despesas extras pessoais, como as compras, não entraram nessa soma. 

Powered by GetYourGuide

Quanto custou a passagem aérea para a Europa?

Na ida nossa passagem aérea para a Europa foi emitida com pontos Smiles. Foi bem difícil conseguir uma boa tarifa, mas no final conseguimos emitir Guarulhos/Amsterdam por 90 mil milhas mais taxa de embarque, já com bagagem incluída, voando KLM. 

O trecho de Navegantes, onde iniciou nossa viagem, para Guarulhos também foi emitido com milhas Smiles.

Na volta, viemos de Azul, partindo de Paris até Navegantes, com conexão em Campinas. Emitimos combinando 9900 pontos + 2372 reais para todo o trecho, com 2 bagagens incluídas e marcação de assento. Foi uma excelente tarifa.

Dentro da Europa nos deslocamos de trem e quanto gastamos você vai ver ao longo do post.

Mas para ter um idéia quanto custa viajar para a Europa, para as passagens aéreas reserve hoje em torno de 5 mil reais.

Isso partindo de São Paulo ou Rio de janeiro, incluindo uma bagagem, viajando em baixa temporada e pesquisando com bastante antecedência.

Lembrando que o valor da passagem aérea também varia de acordo com o câmbio. Quanto mais caro o dólar e o euro, mais cara é a passagem.

Custo total da viagem

Somando tudo, cada um de nós gastou 1354 euros nessa viagem com hospedagem, transporte dentro da Europa, alimentação e passeios. 

Vale lembrar que, além das passagens aéreas, nessa conta ainda falta o seguro viagem, que é obrigatório na Europa e um chip de celular, que você vai precisar, inclusive para usar os aplicativos de transporte público.

Aproveite nosso cupom de desconto QUATROVIAJANTES para adquirir o seguro viagem com a Real Seguro Viagem e o chip de celular com a America Chip!

Nós achamos um valor bastante razoável para uma viagem de 2 semanas (contando os dias de ida e volta). 

E você, conte pra nós nos comentários o que você achou. Foi caro ou gastamos menos do que você esperava?


Economize na sua viagem!

Agora que você sabe quanto custa viajar para a Europa, você deve aprender como economizar, sem deixar de aproveitar o máximo da sua viagem. Para isso, economize com nossos parceiros e leia também o nosso post Viagem para a Europa, como economizar!

Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.

Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!

Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!

Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.

Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.


Leia também:

As melhores atrações de Paris

Primeiros passos para a sua viagem internacional

Dicas para reservar hotel no exterior

Siga o Quatro Viajantes no Facebook e Instagram!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *