voo internacional latam chile
Dicas de Viagem,  Estados Unidos,  Transporte

Como é voar para Miami com a Latam

Atualização Junho de 2022

Olá, só para lembrar que este post foi escrito antes da pandemia. Em 2022 muita coisa mudou. Só recentemente a Latam voltou a oferecer conexões em Santiago no Chile, que foi a nossa melhor opção em 2020. Também a Latam Travel, que mencionamos aqui no post, acabou com a maioria das suas lojas físicas (aqui na nossa cidade ela não existe mais).

Mesmo assim, com a volta dos voos internacionais, a experiência continua válida. Por exemplo, uma das coisas que priorizamos é a compra das passagens com bagagem e marcação de assento incluída, conforme te contamos abaixo.


Oba! Vamos pra Orlando, vamos pra Disney! O problema é ue só podíamos ir em Janeiro, quando os voos estão lotados de brasileiros e o preço das passagens nas alturas.

Voo direto pra Orlando nem pensar, caríssimos! Miami é a opção, alugar carro na Álamo e dirigir algumas horinhas até a terra da magia.

Mas mesmo assim não estava fácil e, depois de muita pesquisa na internet, o melhor preço que encontramos foi voar para Miami com a Latam, com conexão em Santiago do Chile.

A compra das passagens

Definidas as data e os voos, só faltava aquela decisão final de comprar no site da Latam. Contudo, passeando no shopping resolvemos dar uma passada na loja da Latam Travel, só pra ver.

Ao sermos atendidos pela Ana, não tínhamos muitas expectativas. Fomos direto ao assunto e perguntamos se ela podia fazer um preço melhor que o site da Latam, já esperando um não.

A resposta foi que o preço era exatamente o mesmo da internet, mas que eles poderiam oferecer algumas vantagens. Diretamente no site da Latam, o melhor preço não incluía bagagens despachadas e marcação de assento antecipada.

Foram exatamente estas as vantagens que a loja da Latam Travel nos ofereceu, 2 bagagens gratuitas e marcação de assento, sem custo adicional. E bagagem é um item essencial em viagens para os Estados Unidos, certo?

Uma hora depois, passagens compradas! Só um porém. Na hora do entusiasmo não prestamos atenção que a conexão de ida no Chile era super apertada. Tínhamos somente uma hora para fazer a conexão internacional.

O descuido foi nosso, já que havia a possibilidade de termos comprado, e pelo mesmo preço, uma conexão mais folgada em Santiago do Chile, pois há várias saídas de Guarulhos para Santiago pela Latam.

Só que vimos isso só ao chegar em casa e deixamos assim mesmo, pois para alterar, a multa era alta.

No embarque até tentamos adiantar o nosso voo em Guarulhos mas não conseguimos. Restava torcer para que o nosso voo não atrasasse. Por fim saímos no horário.

Agora vamos contar como foi voar para Miami com a Latam!

Guarulhos para Santiago

O voo de Guarulhos para Santiago foi num cansado Airbus 320, ainda com a pintura da Tam e sem telas de entretenimento. Restava o aplicativo de entretenimento da Latam, mas isso para quem tinha o aplicativo instalado no smartphone. Só foi servido um burocrático lanche.

A inveja é que o voo anterior para Santiago (aquele que teria a melhor conexão) era em um Boeing 787 de última geração.

A conexão em Santiago

Enfim, pousamos em Santiago até antes do horário, o que daria uma folguinha a mais na conexão para Miami. Só que a ansiedade bateu quando o avião ficou um longo tempo esperando vaga nos fingers de desembarque.

Durou uma eternidade e até rolou um certo stress. Mas no fim deu tudo certo, pois não é necessário passar pela imigração no Chile. Somente é feita a inspeção da bagagem de mão.

Santiago para Miami

A rota de Santiago para Miami, aí sim, é feita no Boeing 787-900 da Latam Chile e o que pegamos estava novinho. Mais uma vez saímos no horário.

Este modelo possui janelas bem maiores do que em outras aeronaves, o que deve fazer bastante diferença em voos diurnos. Mas não era nosso caso já que o voo foi noturno.

voar para Miami com a Latam Chile
Interior do Boeing 787-900 – Latam Chile

A iluminação da cabine é um show a parte e torna o ambiente muito agradável. Já as poltronas reclinam razoavelmente, mas são bem estreitas.

O jantar tinha duas opções de pratos quentes ou ainda um prato frio (devem ser poucos os que comem prato frio no jantar).

Normalmente a comida de avião não tem nada de especial, mas essa estava diferenciada.

Jantar voo internacional – Latam Chile

Escolhemos um salmão com risoto de arroz que chamou a atenção logo de cara pela bela apresentação. Além disso, a comida estava muito bem temperada e deliciosa.

O sistema de entretenimento é bacana, com boas telas individuais e programação variada. Só os fones é que não são grande coisa.

Tela assento do Boeing 787-900
Tela assento do Boeing 787-900 – Latam Chile

Um destaque para a tripulação de cabine que, tanto na ida de Santiago para Miami, quanto na volta, foi muito simpática. Além disso, manteve os banheiros sempre limpos e abastecidos.

Sentimos falta, porém, dos comissários deixarem uma garrafa ou copo d’água com cada passageiro. Esse procedimento é adotado em muitas empresas e evita ter que chamar a tripulação ou deslocar-se até as galleys do avião, se sentir sede no meio da noite.

Perto da chegada em Miami o café da manhã foi servido. Era simples mas estava gostoso.

café da manhã latam chile internacional
Café da manhã voo internacional – Latam Chile

O voo de volta

A volta de Miami para Santiago também foi feita no Boeing 787 da Latam Chile. Saída pontual, como todos os voos.

A expectativa era pelo jantar. Será que seria tão bom quanto na ida? Olha, não ficou atrás.

Uma carne de costela muito macia, acompanhado de batatas foi a nossa escolha, acompanhado de um vinho tinto. Mais uma vez delicioso!

jantar volta latam chile internacional
Jantar do voo para o Brasil – Latam Chile

Finalmente, o retorno de Santiago para São Paulo. Agora de Boeing 787, que é muito mais confortável que o A320. Como na ida só foi servido um lanche.

Vale a pena?

Nossa conclusão é que, logicamente um voo direto do Brasil para os Estados Unidos sempre é preferível. Mas se o preço compensar, dá para encarar tranquilamente voar para Miami com a Latam e conexão em Santiago ou em outra capital sul americana.

O melhor fica para o trecho Santiago-Miami-Santiago, que é em avião de última geração e tem um bom serviço de bordo.

Cansado você vai chegar, mas nada que atrapalhe muito. Afinal, pelos parques de Orlando tudo vale a pena, não é mesmo?


Economize na sua viagem!

Economize até 30% nas principais locadoras de carro com a RentCars.

Compare os melhores seguros viagem e reserve com DESCONTO na Real Seguro Viagem! | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 9% de desconto!

Compre o seu chip para celular no Brasil com a AmericaChip e chegue com internet no exterior. | Use o nosso cupom QUATROVIAJANTES e ganhe 10% de desconto!

Reserve hotéis pelo Booking.com com as melhores tarifas e com opção de cancelamento grátis.

Abra uma conta internacional multimoedas na Wise. Economize na cotação e no IOF.


Leia também:

Como é o Nasa Kennedy Space Center da Flórida

Compras nos EUA, tudo sobre o Salex Tax

Como ir na Estátua da Liberdade e no Museu da Imigração de Nova York!

Siga o Quatro Viajantes no Facebook e Instagram!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *